Lisboa será durante esta semana a capital mundial do Direito de Autor

Lisboa acolhe entre os dias e 10 de Junho os mais relevantes autores mundiais e os dirigentes das sociedades de autor provenientes de todos os continentes para um conjunto de eventos que terão o seu ponto alto no dia 8 de Junho com a realização da assembleia geral da Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), entidade presidida por Jean-Michel Jarre, que integra 239 sociedades de autores, representando 123 países e que pela primeira vez se reúne na capital portuguesa.

No dia 8 de Junho a AG da CISAC terá início pelas 9:00 no Hotel Inter-continental e durante os trabalhos, que contam com cerca de 300 participantes, está prevista a entrega da Medalha de Honra da SPA a Jean-Michel Jarre.

Este estará disponível para falar com a imprensa no período da tarde. O director-geral da CISACGadi Oron também está disponível para falar aos meios de comunicação social durante a semana, assim como o presidente da SPAJosé Jorge Letria.

Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), como sociedade anfitriã organiza uma série de eventos paralelos de que se destaca:

    – um  festival de música lusófona, dia 6 de Junho, pelas 21:30 no Teatro da Trindade, aberto ao público, com entradas gratuitas mas sujeito à lotação da sala.  Com este espectáculo, que conta com a participação de Paulo de Carvalho, Júlio Pereira e Luís Caracol (Portugal), Ivan Lins e Danilo Caymmi (Brasil), Solange Cesarovna (Cabo Verde), Selma Uamusse (Moçambique) e Biru (Guiné-Bissau), a SPA celebra a importância da Lusofonia enquanto instrumento de criação e de comunicação à escala global.

    – um jantar, no dia 7 de Junho, com espectáculo de fados que conta com a actuação dos fadistas Sara Paixão e Rodrigo Costa Félix.

    – uma reunião da Direcção da CISAC com o presidente da Câmara de Lisboa no dia 7 de Junho, pelas 15:00.

Também nas instalações da SPA decorrerão ao longo da semana vários eventos no âmbito desta “semana CISAC em Lisboa“:

    – um workshop no dia 7 de Junho sobre o funcionamento e organização da SPA dedicado às sociedades de autores da América Latina, a pedido destas, e uma acção de formação sobre regulamentação da CISAC no dia 6 de Junho para as mesmas sociedades de autores.

    – reunião da Direcção do Comité Internacional de Autores de Música (CIAM) (http://www.ciamcreators.org/ciam-members-and-partners), entidade presidida pelo compositor Lorenzo Ferrero, nos dias 9 e 10 de Junho.

    – reunião da Direcção do Writers & Directors Worldwide (http://www.writersanddirectorsworldwide.org) comité que agrupa os autores de literatura, audio-visual e artes dramáticas, presidida pelo escritor e guionista Yves Nilly e de cuja direcção a SPA faz parte, no dia 9 de Junho.

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt