Mensagem de Boas Festas aos Cooperadores da SPA

O ano que se aproxima do fim foi marcado por um acto eleitoral no qual mais de três centenas de cooperadores escolheram a equipa que irá gerir a SPA no próximo quadriénio. O grau de participação neste escrutínio foi um sinal de confiança e de interesse por aquilo que terá sempre de ser do interesse comum.

Os 301 votos registados demonstram que os autores portugueses quiseram ter uma palavra a dizer sobre o futuro da estrutura associativa que tem legitimidade para os representar junto do poder político, do mercado, dos usuários, do poder judicial e da opinião pública. Quanto melhor for o nível da representação mais forte será a sua defesa e maior será o respeito pela sua opinião.

Temos vivido tempos difíceis e vamos continuar a vivê-los, pois nem mesmo a previsível e desejável mudança política conseguirá transformar muito do que está estruturalmente errado na sociedade portuguesa e que se foi agravando ao longo dos anos.

Os novos corpos sociais serão empossados nos primeiros dias de Janeiro e faço questão de vos garantir que todas as medidas serão tomadas neste novo ciclo para que, aumentando-se as cobranças e reduzindo-se as despesas, a SPA tenha a agilidade e o poder de resposta necessários para satisfazer as vossas expectativas e para concretizar alguns projectos de importância estratégica como o da cooperação lusófona, tão importante para os autores e povos que usam diariamente a língua portuguesa como meio de comunicação e de expressão do seu livre pensamento.

Iremos ser ainda mais exigentes na relação com o poder político para que os instrumentos legislativos em falta se materializem e defendam quem deve ser defendido. Em coerência com o lema da candidatura consagrada com o voto colectivo-”Tudo Pelos Autores”-, nada deixará de ser feito pelos nossos associados, com os meios de que dispomos que, mesmo escassos, estão direccionados para o uso mais eficaz em nome de uma causa e daqueles que a representam. A SPA será, cada vez mais, a casa e a causa dos autores portugueses de todas as disciplinas.

Hoje, enquanto responsável por esta equipa, quero agradecer a todos os que integraram a Comissão de Honra da candidatura e depois elegeram os novos corpos sociais por nos terem fortalecido com a confiança do seu voto. Unidos somos muito mais fortes. Não esquecemos quem esteve e está connosco.

A todos os cooperadores e outros associados da SPA e às suas famílias desejo umas Festas Felizes, com a paz e a harmonia de que tanto necessitamos para defendermos os nossos legítimos direitos e interesses e para fazermos da palavra solidariedade um pilar da nossa esperança no tempo que há-de vir.

Portugal merece mais e melhor e só terá a estabilidade que tanta falta lhe faz quando for reconhecido que a cultura é um poderoso factor de desenvolvimento e progresso que cria emprego, riqueza, coesão nacional e atractividade internacional. Enquanto sectores fundamentais como a economia e a política comprometem essa certeza, a cultura todos os dias a fortalece e renova.

Nos próximos quatro anos vamos trabalhar empenhadamente em vosso nome e em vossa defesa, convictos de que este é o caminho e de que esta é a opção justa e inadiável.

Juntos continuaremos a fazer da SPA uma instituição respeitada a nível nacional e internacional por tudo quanto faz pelos autores e pela cultura em Portugal.

Calorosas saudações cooperativistas com votos de Boas Festas,

Lisboa, 17 de Dezembro de 2014

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt