Pesar da SPA pela morte de Fernando Machado Soares

O Conselho de Administração da SPA manifesta o seu pesar pelo falecimento, aos 84 anos, do seu associado Fernando Machado Soares, cantor, compositor e magistrado, que aderiu à cooperativa em Maio de 1957 e se tornou cooperador em Dezembro de 1987.

Natural de São Roque do Pico, Açores, Fernando Machado Soares estudou direito em Coimbra, onde se tornou com José Afonso e Luiz Goes, entre outros, um dos maiores nomes do fado de Coimbra. Prosseguiu depois a sua carreira como magistrado e cantor em vários pontos do país, sempre associado à famosa “Balada do VI Ano Médico de 1958”, que inclui os versos “Coimbra tem mais encantos/ na hora da despedida”, uma canção de referência da cidade e de toda a comunidade académica. Foi autor de muitos outros temas de sucesso, caso de “A Balada do Entardecer” e de “Fado da Noite”, que continuou a interpretar nas suas actuações em palcos e casas de fado, caso de “O Senhor Vinho”, de Maria da Fé e José Luís Gordo.

Tendo desempenhado funções como magistrado em Guimarães, Santarém e Almada, terminou a sua carreira como juiz conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça, sendo sempre referido como um dos grandes nomes da música portuguesa do século XX, designadamente pela sua qualidade interpretativa. Manteve sempre a voz potente, bem timbrada e com um timbre inconfundível.

Em 2006 recebeu o Prémio Tributo Amália Rodrigues, reconhecimento da importância do seu percurso musical como autor e intérprete.

Refira-se que Fernando Machado Soares apoiou a equipa que, em Setembro de 2003, promoveu um processo de mudança na vida da SPA, manifestando o seu desejo de renovação da vida da cooperativa.

Era, à data da morte, vice-presidente da Administração da Fundação Amália Rodrigues.

Faleceu no passado domingo. A SPA testemunha o seu pesar pela perda aos familiares e amigos de Fernando Machado Soares.

Lisboa, 12 de Dezembro de 2014

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt