Missão da SPA a Cabo Verde terminou com êxito a 25 de Setembro e vai ter futuro

A Sociedade Portuguesa de Autores esteve presente em Cabo Verde, entre os dias 19 e 25 de Setembro para apoiar a Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM) a preparar a sua candidatura à CISAC, no âmbito do projecto lusófono que tem sido levado a cabo pela nossa cooperativa.

Durante a semana foram realizadas numerosas reuniões de trabalho com a equipa directiva da SCM, bem como com a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde e a vereadora da Cultura do Município da Praia.

De destacar, por outro lado, uma reunião entre o representante da SPA, Dr. David Serras Pereira, o Director Regional para Áfruca da CISAC, Sr. Ballamine Ouattara (CISAC) e a Srª presidente da SCM, Solange Cesarovna, com o Sr. ministro da cultura e das indústrias criativas que, salientando a relevância deste apoio da SPA, destacou o Direito de Autor e a Gestão Coletiva como a segunda prioridade do seu Ministério para a presente legislatura, e sublinhou o momento único que representava a vinda da SPA e da CISAC a Cabo Verde.

Foi também realizada uma conferência de Imprensa no Hotel Praia Mar que mereceu grande destaque face à importância da visita da SPA e da CISAC, contando com a presença das televisões pública e privada Cabo-verdianas, da RTP África, e das Rádios e jornais cabo-verdianos. Com intervenções da SCM, da SPA e da CISAC foi anunciado o momento histórico que se viverá na adesão da SCM à CISAC.

No decurso desta missão, foram sublinhados alguns projectos futuros a realizar em parceria com a SPA e a CISAC, que passarão não só pelo suporte no processo de adesão à CISAC, como no apoio técnico e humano, na formação e sensibilização de toda a sociedade Cabo-verdiana para a temática dos Direitos de Autor e Gestão Colectiva. A este propósito refira-se que a presidente e o vice-presidente da SCM frequentarão a pós-graduação sobre “Gestão Colectiva e Direito de Autor na Lusofonia”, organizada pela Universidade de Lisboa em parceria com a SPA.A adesão da CISAC constituirá um passo determinante para o seu êxito como entidade de gestão colectiva, única forma de assegurar que os autores tenham os seus direitos protegidos da forma justa que merecem.

Lisboa, 11 de Outubro de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt