SPA e CASES discutem acções conjuntas de cooperação no domínio da Lusofonia

Os presidentes da SPA, José Jorge Letria, e da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social Social (CASES), Eduardo Graça, estiveram reunidos no passado dia 13 na SPA, com a presença de Paula Cunha, directora-geral da SPA, e de Cátia Cohen, secretária-geral da estrutura que coordena o movimento cooperativo em Portugal e que congrega 2.100 cooperativas e 61 mil entidades do domínio da economia social. Refira-se que estas entidades representam 2,8 do PIB e um número muito significativo do emprego remunerado no país.

A SPA e a CASES retomaram assuntos já presentes em anteriores encontros, nomeadamente formas de cooperação entre as duas instituições, também pelo facto de a SPA, fundada em 22 de Maio de 1925, ser uma importante cooperativa no quadro da vida cultural e social portuguesa. A SPA convidou o presidente da CASES para intervir num grande debate que irá organizar em Lisboa em finais de Novembro.

Informada sobre o trabalho que a SPA está a realizar no domínio da cooperação lusófona, a CASES manifestou a sua concordância com o texto do manifesto sobre a importância e o alcance da lusofonia assinado recentemente no Rio de Janeiro pela SPA e por sete sociedades de autores brasileiras. Tendo a CASES uma intervenção regular no campo da lusofonia, em articulação com políticas ministeriais para o sector, foram acertadas iniciativas e ideias que irão produzir resultados nos próximos meses. As duas entidades falaram sobre o trabalho que a SPA tem vindo a desenvolver em Angola, Cabo Verde e Timor Leste. Falou-se igualmente sobre a pós-graduação que irá iniciar-se no ISCSP sobre a gestão colectiva do direito de autor em Portugal e na sociedade global.

Tanto SPA como a CASES reconhecem, quando se comemoram os 20 anos de existência da OCPLP, que a cooperação entre as duas entidades fortalece o trabalho do sector cooperativo e do país neste importante sector da economia e da cultura.

Algumas iniciativas no plano editorial e das relações com a Comissão Europeia irão reflectir este bom nível de entendimento e de cooperação entre as duas entidades.

Lisboa, 14 de Outubro de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt