Os vencedores do Prémio de Literatura da União Europeia 2015 foram anunciados na Feira do Livro de Londres

  • David Machado é o português premiado

Foram anunciados no passado dia 14 de Abril, na Feira do Livro de Londres, os vencedores do Prémio de Literatura da União Europeia 2015. Para além do escritor português David Machado, integram o grupo de vencedores Carolina Schutti (Áustria); Luka Bekavac (Croácia); Gaëlle Josse (França); Edina Szvoren (Hungria); Donal Ryan (Irlanda); Lorenzo Amurri (Itália); Undinė Radzevičiūtė (Lituânia); Ida Hegazi Høyer (Noruega); Magdalena Parys (Polónia); David Machado (Portugal); Svetlana Žuchová (Eslováquia) e Sara Stridsberg (Suécia).

David Machado, com o seu romance “Índice Médio de Felicidade”, foi uma escolha unânime do júri português integrado pelo Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria, em representação dos autores, pelo Director-Coordenador da Bertrand Livreiros, Elísio Maia, em representação dos livreiros, e pelo Director-Coordenador de Edições Gerais da LeYa, João Amaral (Presidente do júri), em representação dos editores.
O Comissário Tibor Navracsics disse na ocasião: “Dou os meus sinceros parabéns aos vencedores do Prémio de Literatura da União Europeia! Este é o único prémio de literatura dedicado aos melhores autores emergentes de toda a Europa, independentemente do seu país de origem ou língua”.

O Prémio de Literatura da União Europeia (EUPL) está aberto aos países que participam no Europa Criativa, o programa de financiamento da UE para os sectores culturais e criativos. Todos os anos, os júris nacionais de um terço dos países que participam no programa – 12 este ano – nomeiam os autores vencedores.

Cada vencedor recebe 5.000€. Mas mais importante do que este prémio pecuniário, é a vantagem de poder beneficiar de uma promoção extra e de visibilidade internacional. Os editores são encorajados a candidatarem-se ao financiamento da UE para a tradução dos livros vencedores para outras línguas, alcançado assim novos leitores.
Desde que o Prémio foi lançado em 2009, a UE concedeu financiamento, até ao final de 2014, para a tradução das obras de 56 dos 59 vencedores do Prémio EUPL, para 20 línguas europeias diferentes, abrangendo um total de 203 traduções – em média 3 a 4 traduções por livro. Os vencedores também beneficiaram de maior visibilidade nas principais feiras de livros da Europa, incluindo as Feiras de Frankfurt, Londres e Paris.

Lisboa, 16 de Abril de 2015

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt