“Perfil do Autor em Portugal” quase pronto e a fazer retrato profundo da instituição

Encontra-se na fase final a preparação do estudo académico “O Perfil do Autor em Portugal”, iniciado em Fevereiro de 2018. Coordenado pelo Prof. Doutor Paulo Castro Seixas, este relatório é elaborado pelo Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ICSP) da Universidade de Lisboa. Integram também a equipa que elaborou o relatório os investigadores Ricardo Cunha Dias e Inês Subtil.

Com mais de uma centena de páginas, este relatório fornecerá à SPA e ao público em geral informações fundamentais sobre a instituição, sobre a origem e enquadramento sociológico dos autores, sobre a territorialização da autoria, sobre a idade , sexo e grau de formação académica, sobre a origem dos rendimentos autorais, sobre a antiguidade dos autores e a natureza do seu trabalho, sobre as expectativas quanto ao mercado de trabalho e ainda sobre a produtividade e as redes de socialização.

O relatório, que inclui perfis por área de criação, é realizado pela primeira vez e constitui um investimento de relevo na vida da SPA e da comunidade autoral portuguesa e ainda um útil instrumento de trabalho que muito poderá contribuir para o aperfeiçoamento da relação da instituição com os muitos milhares de autores portugueses de todas as disciplinas, idades e origens.

O relatório, que virá a ser editado, será presentado num dos auditórios da cooperativa antes do final do ano com a presença dos responsáveis e de várias personalidades. A SPA cumpre assim um dos seus objectivos programáticos e contribui para a criação de uma referência fundamental para a vida da instituição.

Lisboa, 12 de Setembro de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt