Pesar da SPA pela morte de António Mega Ferreira, autor e grande gestor cultural

A SPA manifesta o seu pesar pela morte aos 73 anos de António Mega Ferreira, beneficiário da cooperativa desde Dezembro de 1983.

Natural de Lisboa, cidade que sempre amou, Mega Ferreira licenciou-se em Direito em Lisboa, foi jornalista e chefe de redacção da RTP 2, cronista destacado de vários órgãos de informação e depois comissário da Expo 98, depois de ter integrado a Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos. Foi presidente do Conselho de Administração do CCB e depois director executivo da Orquestra Metropolitana. Foi agraciado em 1998 com a Ordem Militar de Cristo. Publicou mais de três dezenas de livros e nunca deixou de declarar o seu amor a Itália e à sua cultura, que deixou bem vincado em livros publicados ao longo dos anos.

Tanto o Presidente da República, seu colega no liceu e na faculdade como o Primeiro-ministro manifestaram o seu pesar por esta perda que muito afecta a vida cultural portuguesa.

A SPA ainda apoiou, durante o seu mandato, iniciativas discográficas da Orquestra Metropolitana. O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, classificou-o como “um pensador de rasgo cosmopolita dotado de singular criatividade”.

António Mega Ferreira publicou, para além da sua obra ensaística, dois livros de contos e nos últimos dois dedicou-se exclusivamente à escrita.

Homenageando o seu talento, a sua criatividade e capacidade invulgar de gestão cultural, a SPA, homenageia-o e recorda a importância do seu vasto contributo para a vida cultural e artística portuguesa, orgulhando-se de o ter tido como membro destacado desta instituição.

Lisboa, 27 de Dezembro de 2022

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt