A SPA manifesta o seu pesar pela morte da escritora, bióloga e professora universitária Clara Pinto Correia, beneficiária da cooperativa dos autores portugueses desde maio de 1984.
Nascida em Lisboa, filha de uma médica e de um médico e professor da Faculdade de Medicina de Lisboa, Clara Pinto Correia iniciou-se cedo como jornalista no semanário “Jornal”, onde se evidenciou como redactora de talento no quadro da sua geração.
Publicou livros como “Agrião”, em 1983, “Um Esquema”, em 1985 e “Adeus Princesa”, em 1985. Este último livro foi muito bem recebido pela crítica e pelo público, tendo sido adaptado ao cinema por Jorge Paixão da Costa.
Doutorada em Biologia, Clara Pinto Correia publicou, com prefácio de Stephen Jay Gold o livro “O Ovário de Eva”.
Teve presença assídua nos jornais, na rádio e na televisão tendo, nos últimos anos, estado afastada dos círculos culturais e mediáticos. Vivia agora em Estremoz, onde o seu corpo foi encontrado. Também teve uma passagem pelo cinema com “Kiss”, filme realizado por António da Cunha Teles.
À família enlutada, a SPA endereça o testemunho solidário do seu pesar, recordando a escritora de talento e o seu longo percurso na vida científica e literária. Também o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou o seu pesar por esta partida prematura, tendo presente a qualidade e diversidade da sua vivência cultural e científica.
Lisboa, 10 de Dezembro de 2025


