Pesar da SPA pela morte de Raul Nery, seu associado desde 1938

A SPA manifesta o seu pesar pelo falecimento, aos 91 anos, em Lisboa, do guitarrista e compositor Raul Nery, associado da SPA desde Novembro de 1938. Raul Nery acompanhou, durante décadas, os maiores intérpretes do fado, com especial relevo para Maria Teresa de Noronha e Amália Rodrigues, tendo-se destacado, a partir de 1959, com a criação do seu Conjunto de Guitarras, que deu à guitarra portuguesa um papel até aí desconhecido em matéria de acompanhamento do fado.

Para além disso, Raul Nery foi também compositor e um observador incansável do modo como o fado evoluía, tanto a nível dos intérpretes como dos instrumentistas.

Condecorado pelo Presidente da República com a Ordem de Mérito (grau de comendador), Raul Nery foi distinguido em 2005 com o Prémio Amália Rodrigues de Carreira e, em 2010, com a Medalha de Mérito Municipal da Câmara Municipal de Lisboa (grau ouro).

O músico foi um dos guitarristas mais influentes de toda a história do fado e, seguramente, um dos que melhor souberam servir e complementar a voz dos intérpretes.

A SPA testemunha o pesar pelo falecimento de Raul Nery à sua família e, em particular, a Rui Vieira Nery, seu filho, que preside à Assembleia Geral da SPA e é um dos mais destacados estudiosos de sempre da história do fado em Portugal, tendo coordenado cientificamente a candidatura do fado a património imaterial da humanidade.

Lisboa, 15 de Junho de 2012

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt