SPA presente em Dublin na Assembleia Geral da CISAC

Realizou-se em Dublin, no passado dia 7 de Junho, a assembleia geral anual da CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores), em que a SPA esteve representada pelo seu presidente, José Jorge Letria, e pela directora do Departamento de Relações Internacionais, Dra. Vanda Guerra. Participaram nesta reunião magna dezenas de sociedades de autores de vários continentes e de todas as disciplinas.

A intervenção inaugural do evento esteve a cargo do ministro do Património e da Herança Cultural da Irlanda, Jimmy Deenihan, que sublinhou a importância dos criadores e das indústrias culturais para que o seu país consiga superar a crise com que ainda se debate, continuando intervencionado pela “troika” internacional. O ministro acentuou, nomeadamente, a relevância que tem a articulação do sector cultural com o turístico, em termos de obtenção de receitas e de criação de postos de trabalho. Afirmou, igualmente, que, no tocante à cópia privada, o governo irlandês não deixará de proteger os interesses dos criadores culturais.

Em numerosas intervenções efectuadas por dirigentes de sociedades de todo o mundo, incluindo a SPA, foi caracterizada a difícil situação que as sociedades de autores e o direito de autor enfrentam nos vários continentes. O grande objectivo, sublinhou o novo director-geral da CISAC, Olivier Hinnewinkel, é criar estratégias que permitam explicar ao público em geral e aos decisores políticos o valor efectivo do trabalho criativo.

Foi entretanto anunciado que a próxima assembleia geral da CISAC decorrerá em Washington, no dia 6 de Junho de 2013, sendo precedida pela Cimeira Mundial dos Autores.

Em Dublin decorreu também, no passado dia 8, a assembleia geral do BIEM, estrutura que representa as sociedades da área do licenciamento musical e da reprodução mecânica. A SPA esteve também presente nessa reunião.

O presidente da cooperativa e a responsável das Relações Internacionais realizaram reuniões bilaterais com dirigentes de sociedades congéneres, designadamente a SGAE, de Espanha, e a SACEM, de França, ambas com novas lideranças. Decorreu em Dublin o primeiro encontro entre o presidente da SPA e o novo presidente da SGAE, o compositor e guionista galego Antón Reixa, recentemente eleito, que se fez acompanhar por alguns dos novos dirigentes que integram a sua equipa. Foi reafirmado o interesse das duas sociedades em desenvolverem acções de cooperação em vários domínios.

Foi várias vezes referido, durante estas duas assembleias, o êxito da assembleia geral do Comité Europeu da CISAC, realizado recentemente em Lisboa com a SPA como anfitriã.

Lisboa, 12 de Junho de 2012

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt