Pesar da SPA pela morte do poeta Armando Silva Carvalho

A Sociedade Portuguesa de Autores manifesta o seu pesar pelo falecimento do poeta, ficcionista e tradutor Armando Silva Carvalho, associado da cooperativa desde 26 de Novembro de 1980 e poeta distinguido na gala da SPA realizada no Teatro D. Maria II no dia 22 de Março com o livro “A Sombra do Mar”, apontado pela crítica como uma das suas obras mais relevantes.

Nascido em 28 de Março de 1938 em Olho Marinho, Armando Silva Carvalho era licenciado em Direito e trabalhou como publicitário, advogado e jornalista, tendo a sua obra sido distinguida com importantes prémios literários, desde o Prémio Fernando Namora ao Prémio de Poesia do Pen Clube. O seu nome foi já indicado pela SPA à Academia Sueca como candidato ao Prémio Nobel da Literatura. O escritor faleceu, vítima de cancro, na Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha.

Foi um dos poetas incluídos nas Antologia de Poesia Universitária de 1959, a par de Fiama Hasse Pais Brandão, Ruy Belo e Luiza Neto Jorge, Gastão Cruz, Maria Teresa Horta e Casimiro de Brito, entre outros. Estreou-se em livro com “Lírica Consumível”, em 1965, tendo obtido o Prémio Revelação da Sociedade Portuguesa de Escritores.

Em 1977 publicou “Portuguex”, obra de ficção marcada pelo humor, pelo sarcasmo e pela observação crítica da realidade social. Deixou colaboração dispersa pelas mais importantes publicações portuguesas, caso de “Colóquio/letras”, “Diário de Lisboa” ou “Hífen”.

Foi tradutor de obras fundamentais de Marguerite Duras, Beckett, Jean Genet, E.E. Cummings e Stephane Mallarmé, entre outros.
No quadro da sua obra destaca-se o livro “O Irmão do Meio”, escrito em parceria com Maria Velho da Costa e sendo uma narrativa excepcional sobre as memórias de vida e infância de ambos.

Em 2001 recebeu o Prémio Fernando Namora com o livro “O Homem que Sabia a Mar”. Em 1969 foi incluído na antologia “Líricas Portuguesas” , da responsabilidade de António Ramos Rosa. Era hoje considerado um dos nomes mais originais e marcantes da literatura portuguesa, com um estilo original, único e inconfundível. A SPA lamenta esta perda que muito empobrece a vida literária portuguesa.

Lisboa, 1 de Junho de 2017

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt