Presidente da SGAE analisou com a SPA acções e estratégias comuns para o futuro

O presidente da sociedade de autores espanhola SGAE deslocou-se a Lisboa para analisar com o presidente da SPA, na quarta-feira, dia 8, aspectos relacionados com a actividade das duas sociedades e com as suas visões estratégicas em relação ao futuro e também com as acções que podem vir a desenvolver no sentido de fortalecer as sociedades de autores do sul da Europa.

Compositor e produtor de prestígio, José Miguel Sastrón tem a responsabilidade, depois de ter sido durante anos vice-presidente da Direcção, de aprofundar o trabalho de recuperação financeira e orgânica daquela que é uma das maiores sociedades de autores da Europa e uma das mais importantes a nível mundial. Para além disso, representa a SGAE no Conselho de Administração da CISAC, para o qual foi eleito em Paris em 2016.

Na reunião mantida com José Jorge Letria e com a directora-geral da SPA, Paula Cunha, foi analisado o interesse da participação das duas sociedade de autores na Armonia e também acções que podem valorizar o importante sector do audiovisual nos dois países. Estes assuntos voltarão a estar agendados para a próxima reunião dos dois presidentes.

José Jorge Letria informou o seu homólogo espanhol sobre as etapas de desenvolvimento do projecto de cooperação lusófona e também sobre a preparação da assembleia geral do Comité Europeu da CISAC em Moscovo,sob a sua presidência, em Abril próximo.

Ambos os presidentes comprometeram-se a promover encontros regulares das duas sociedades e a realização de acções conjuntas em Lisboa e em Madrid. A próxima reunião de trabalho, com uma detalhada agenda comum, deverá decorrer em Madrid em finais de Abril próximo. Os dois presidentes comprometeram-se a analisar conjuntamente e com frequência aspectos das suas acções comuns, tendo em conta a gravidade da situação económica e política europeia e mundial, designadamente após o Brexit e a eleição de Donald Trump para Presidência dos Estados Unidos, factos que irão ter em breve resultados visíveis também no domínio do direito de autor. Os dois presidentes falaram também sobre a actuação da Comissão Europeia neste sector e sobre a necessidade de os dois países terem a este nível uma insistente e estruturada acção comum.

Lisboa, 8 de Fevereiro de 2017

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt