RTP recusa Gala do Prémio Autores, mas SPA mantém os Prémio Anuais e vai entregá-los em Cerimónia Pública

Tendo a RTP comunicado à SPA que não está disponível para realizar, em parceria com a nossa cooperativa, a Gala do Prémio Autor 2014, facto que desde já profundamente lamentamos, o Conselho de Administração e a Direcção da SPA tomaram a decisão de não realizar aquela gala no corrente ano, embora vá atribuir os prémios anuais, como é sua prática há vários anos e também um dever para com a comunidade dos criadores nacionais.

A RTP, que entretanto procedeu a uma redução significativa do valor do contrato de avença anual e ainda não indicou valores para o contrato de 2014, não apresentou razões objectivas para a não realização da Gala do Prémio Autor.

Diligenciou ainda a SPA no sentido de viabilizar a realização da gala em parceria com outra estação de televisão, o que entretanto não se mostrou viável. Deste modo, a SPA não estará este ano na sala do CCB para entregar os Prémios Autor, privando o público televisivo de um espectáculo de reconhecida qualidade, mas, por outro lado, no contexto de uma severa crise, esta é uma forma de se reduzirem despesas, opção que vai ao encontro da nossa prática quotidiana e de uma prioridade financeira da cooperativa.

Embora os valores investidos pela SPA na gala anual não fossem significativos, por serem maioritariamente suportados pela RTP, esse valor permanecerá na cooperativa para acções de outra natureza e carácter mais prioritário.

A SPA, apesar da inviabilização da Gala, decidiu conferir ao acto da entrega dos prémios a solenidade desejável. Nesse sentido a cerimónia da entrega irá decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa, no dia 8 de Maio, às 18h30, com a presença do Presidente da edilidade Lisboeta. Deste modo, o acto de entrega dos Prémios Autor terá como cenário os Paços do Concelho do município da capital portuguesa.

Os prémios, que a SPA atribui desde 2010, irão contemplar todas as áreas e disciplinas até agora contempladas e constituirão um estímulo para que a criatividade dos autores portugueses, mesmo neste ciclo de adversidade e privação, não abrande.

A SPA demonstra, assim, que a recusa da RTP em manter a Gala do Prémio Autor não levará a cooperativa a desistir de um acto em que acredita e que num futuro próximo pretende ver retomado com a pujança que antes teve. Neste momento decorrem as reuniões finais dos vários júris designados pela cooperativa.

Lisboa, 24 de Fevereiro de 2014

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt