SPA apela aos decisores europeus para investirem no sector da música

A SPA associa-se empenhadamente ao GESAC (Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores) cuja Direção é integrada pelo presidente da Cooperativa, José Jorge Letria, numa iniciativa que congrega diversas organizações internacionais para apelarem à Europa que apoie um programa dedicado à música da UE como parte do próximo quadro financeiro plurianual.

O sector da música na Europa, que é muito dinâmico e contribui para o emprego e para o crescimento, representando mais de 1 milhão de empregos e mais de 25 mil milhões de euros em volume de negócios em toda a Europa, enfrenta ainda desafios significativos, nomeadamente no que respeita às formas de consumo e distribuição dos conteúdos musicais.

Esta iniciativa visa também o lançamento da ação preparatória “Music Moves Europe”, um projeto piloto adotado pelo Parlamento Europeu que ajudará a testar ideias e projetos que podem ser replicados em maior escala na próxima geração de programas da UE. A SPA acredita que um programa de apoio pleno ao sector da música ajudará a desencadear mais investimentos no sector, a impulsionar a diversidade e a aumentar a mobilidade de autores, artistas e repertórios.

Sabendo que a criatividade é o ponto de destaque da Europa, esta iniciativa junta-se ao mais alargado sector cultural, no convite a todas as instituições europeias para que possam duplicar o orçamento geral dedicado à cultura, pois só assim uma verdadeira economia cultural pan-europeia pode ser construída.

A SPA espera que os decisores políticos nacionais e europeus, que agora preparam o próximo quadro de apoios comunitários, sejam sensíveis a este apelo, que é fundamental para uma Europa mais solidária, mais criativa e mais justa.

Lisboa, 22 de Fevereiro de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt