SPA aplaude eleição de António Guterres para a ONU que apoiou desde o início com entusiasmo

A Sociedade Portuguesa de Autores manifesta calorosamente a sua satisfação pela eleição do Eng. António Guterres para o cargo de secretário-geral da ONU, com 13 votos e sem nenhum veto. Desde o início que essa candidatura foi apoiada publicamente pela cooperativa dos autores portugueses com comunicados e com o envio de cartas de apoio para a sede da ONU e para a Comissão Europeia em Bruxelas, avolumando o apoio das estruturas das sociedade civil que sublinharam as qualidades únicas do ex-primeiro-ministro português e ex-coordenador do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, que tanto se bateu pelos direitos de milhões de refugiados de tantos teatros de guerra. A SPA conhece António Guterres e muito admira o seu percurso e a sua obra pelo humanismo, pela inteligência e pela solidariedade.

A voz de milhares de autores portugueses sublinhou a importância e a oportunidade inadiável desta escolha que muito honra Portugal e a ONU e coloca um português no topo da intervenção mundial em nome da defesa da paz e do diálogo entre povos e nações num período de grande instabilidade, incerteza e tensão. António Guterres também contribuirá para a defesa dos direitos dos que, criando, tornam este mundo global mais humano, solidário e dialogante.

Não pode a SPA deixar de realçar o papel fundamental do Presidente da República, do governo e da diplomacia portuguesa no fortalecimento desta candidatura triunfante que constitui um motivo de orgulho para Portugal e para a língua portuguesa por cuja defesa e promoção a cooperativa dos autores tanto se tem batido, como ainda agora aconteceu com a assinatura de um importante manifesto no Rio de Janeiro. Portugal tem, com esta eleição, um destaque que muito nos honra e mobiliza.

Lisboa, 6 de Outubro de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt