SPA celebra o Dia da Língua Portuguesa da UNESCO e recorda o trabalho já feito em defesa da Lusofonia

Sociedade Portuguesa de Autores associa-se hoje, dia 5 de Maio, à comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebração criada pela UNESCO em Paris. e que se destina a assinalar a importância da nossa língua no processo de comunicação entre países e povos de vários continentes, sendo também há séculos um marcante factor de civilização e diálogo.

Sabe a SPA que o surto pandémico inviabilizou actos comemorativos que se encontravam programados para a capital francesa. A cooperativa dos autores portugueses gostaria, num contexto diferente, de ter acompanhado em Paris a realização desses actos comemorativos.

Desde 2016 que a SPA promove um intenso e ambicioso programa de valorização da lusofonia, tendo garantido que o português passasse a ser língua de comunicação na Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores, com sede em Paris.

Por outro lado, só com os seus meios e também com o apoio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual, agência da ONU com sede em Genebra, a SPA realizou iniciativas de cooperação lusófona em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e no Brasil tendo sempre com o objectivo o reforço da cooperação entre as sociedades de autores lusófonas espalhadas pelo mundo. A SPA também te estado associada ao esforço realizado em Macau pela sociedade MACA em defesa da língua portuguesa e da cooperação cultural lusófona. No Rio de Janeiro, em Outubro de 2016 foi aprovado um manifesto em defesa da língua portuguesa assinado pela SPA e por sete sociedades brasileiras.

Por iniciativa da SPA foi criado um prémio com periodicidade anual que distinguirá na segunda metade de cada ano um autor lusófono de qualquer disciplina e de qualquer país do universo lusófono.

A comemoração de hoje revela a importância desta data e leva a SPA a formular votos no sentido de que o regresso do mundo à normalidade possível seja um contributo para a aproximação e reforço da cooperação das sociedades de autores lusófonas e para acentuar a importância de uma língua falada e escrita por mais de 240 milhões de pessoas em todo o mundo.

Lisboa, 5 de Maio de 2020

HOJE NA PÁGINA DE FACEBOOK DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE AUTORES
https://www.facebook.com/spautores/


Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt