SPA comemorou 90 Anos, no dia 22 de Maio com Prémios e Lançamentos de Livros

No passado dia 22 de Maio, na Galeria Carlos Paredes, no edifício 2 da SPA, realizou-se a sessão comemorativa dos 90 anos da fundação da cooperativa, que decorreu precisamente no dia 22 de Maio de 1925, cerca de um mês antes do derrube do regime republicano por uma ditadura militar.

Nesta sessão comemorativa que, como sempre sucede nesta data, é também o Dia do Autor Português, foram celebrados os princípios e valores que sustentam a criatividade dos autores portugueses, em particular dos cerca de 26 mil que estão associados à SPA e que representam todas as disciplinas criativas.

Para além de uma intervenção de fundo de José Jorge Letria, presidente da Direcção e do Conselho de Administração da cooperativa, reeleito para mais quatro anos de mandato, foram entregues as Medalhas de Honra da instituição a António Pinho Vargas, Carlos do Carmo, João Mota, Joaquim Furtado, José Luandino Vieira, José Pacheco Pereira, Júlio Pereira e Maria João Seixas, que celebram o contributo de vários autores para a difusão e prestígio da vida cultural portuguesa e os Prémios Pró-Autor, destinados a instituições que têm contribuído para preservar o nosso património cultural e a obra dos autores de diversas gerações e disciplinas. Serão distinguidos a Biblioteca Nacional de Portugal, a Biblioteca da Universidade de Coimbra, o Cante Alentejano, a Casa da Música, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, o Lisbon & Estoril Film Festival, o Programa “Literatura Agora” da RTP2 e o Festival “Curtas” de Vila do Conde.

Durante a cerimónia foi entregue o Grande Prémio de Teatro SPA/Novo Grupo a um texto teatral escolhido por um júri de reconhecida competência. A peça premiada será editada no próximo ano pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda e posta em cena no palco do Novo Grupo. Entretanto, na cerimónia deste ano, será lançada a peça premiada em 2014.

Foi ainda lançada a peça de teatro “1958” de António Torrado, com a chancela da Imprensa Nacional Casa da Moeda, evocativa das eleições presidenciais de 1958 e da figura heróica de Humberto Delgado. Na mesma cerimónia foi apresentado o álbum “Isto de Ser Autor”, com depoimentos e fotos, que comemora os 90 anos da SPA. A cerimónia terminou com a entregue do Prémio de Consagração de Carreira ao compositor, arquitecto e pintor José Luís Tinoco, com uma obra vasta e reconhecida em vários domínios.

No encerramento da sessão comemorativa dos 90 anos da SPA houve uma evocação do centenário da revista Orpheu e dos nomes que projectaram o primeiro modernismo português, com destaque para Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros.

Lisboa, 23 de Maio de 2015

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt