SPA congratula-se com a consagração pela UNESCO da arte dos bonecos de Estremoz

A SPA manifesta a sua satisfação, enquanto instituição que representa e protege as obras de milhares de autores portugueses de diversas disciplinas, por saber que a UNESCO decidiu classificar a produção dos bonecos de Estremoz como património cultural da humanidade, consagrando assim uma arte popular de grande beleza e expressividade com mais de três séculos.

Esta classificação foi feita durante a 12ª reunião do Comité Intergovernamental da UNESCO, que decorre na ilha de Jeju, na Coreia do Sul até sábado. A decisão foi tomada perto da 1 hora da manhã de quinta-feira e intensamente festejada pela delegação portuguesa presente.

A técnica utilizada pelos criadores tem origem no século XVII. É a primeira vez que a UNESCO consagra um figurado de origem popular. Havia 49 candidaturas apresentadas a concurso.

Em Estremoz continuam a trabalhar na confecção dos bonecos vários criadores populares, que agora verão o seu trabalho reconhecido um pouco por todo o mundo.

A SPA chama a atenção para o facto de Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), com sede em Genebra, com a qual a a nossa cooperativa mantém regulares e muito estimulantes relações de cooperação, ter vindo, de forma crescente e cada vez mais profunda, a reflectir sobre a preservação dos direitos da propriedade intelectual associados às várias formas de criação popular, incluindo a madeira e a olaria. Também os bonecos de Estremoz, cuja qualidade artística a SPA sublinha e aplaude, irão agora ser observados e considerados ainda com maior atenção e carinho por aquela agência da ONU.

As barristas de Estremoz eram essencialmente santeiras convertidas depois à produção popular que passou a ter procura crescente. Este reconhecimento da UNESCO confirma também a excelência da produção artística artesanal portuguesa, agora com horizontes alargados.

Lisboa, 11 de Dezembro de 2017

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt