SPA contribui para a compra de “A ADORAÇÃO DOS MAGOS” de Domingos Sequeira

A Direcção e o Conselho de Administração da SPA decidiram por unanimidade associar-e ao esforço que se encontra em curso no sentido de garantir que o quadro “A Adoração dos Magos”, de Domingos Sequeira, um dos maiores pintores do século XIX em Portugal e um dos melhores de sempre, permaneça no Museu Nacional de Arte Antiga e não seja vendido por 600 mil euros, valor de comercialização fixado a partir de uma avaliação feita por uma seguradora. O valor a ser doado será entregue oficialmente por uma delegação dos corpos sociais da SPA na próxima quarta-feira dia 2 de Março, às 15h30, ao director do Museu de Arte Antiga, Dr. António Filipe Pimentel, num acto programado para aquele espaço museológico.

A verba a ser entregue resulta do Fundo Cultural criado graças à entrada em vigor da Lei da Cópia Privada e corresponde à actual disponibilidade financeira da cooperativa que representa os autores portugueses. É o dinheiro dos autores que contribui, num acto de solidariedade e mobilização cívica, para que um grande quadro da história da pintura em Portugal permaneça no museu onde já se encontram outras peças fundamentais da obra do artista, falecido em Roma em 1837, cidade onde viveu, estudou e trabalhou.

Autores contemporâneos, em que também se incluem os das artes visuais, que a SPA com gosto representa e protege, contribuem com os seus direitos para preservar, dignificar e manter pública uma obra marcante da nossa história artística.

Lisboa, 1 de Março de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt