SPA entregou donativo para que a “ADORAÇÃO DOS MAGOS” permaneça no Museu de Arte Antiga

Uma delegação dos corpos sociais da SPA entregou hoje, dia 2, ao princípio da tarde, um donativo no valor de 10 mil euros ao director do Museu Nacional de Arte Antiga, Dr. António Filipe Pimentel, como contributo para a viabilização da aquisição da obra “A Adoração dos Magos”, de Domingos Sequeira por aquele museu.

A decisão de efectuar esta doação foi tomada por unanimidade numa reunião de Direcção, com a presença dos representantes dos restantes corpos sociais. Desta forma, os autores de hoje, com base nos valores do Fundo Cultural, resultantes da vigência da Lei da Cópia Privada, praticaram um acto de cidadania activa e solidariedade cultural, ajudando a que uma obra-prima da pintura portuguesa possa permanecer no acervo do Museu de Arte Antiga. Este tipo de prática cultural não é frequente na vida de sociedades de gestão colectiva.

A SPA, sendo uma sociedade multidisciplinar, é das poucas a terem as artes visuais a par de outras disciplinas que vão da música ao teatro, passando pela literatura e pelo audiovisual.

O Fundo Cultural, agora com uma expressão mais dilatada do que no passado recente, continuará a viabilizar a produção de obras de várias disciplinas. Em cerca de quatro anos, a SPA, por essa via, viabilizou a a concretização de cerca de 130 projectos criativos de todas as áreas.

Lisboa, 2 de março de 2015

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt