SPA cria Prémio José da Ponte para homenagear autor e administrador da cooperativa

A Direcção da Sociedade Portuguesa de Autores e o seu Conselho de Administração decidiram instituir o Prémio José da Ponte para Novos Autores de Música como forma de homenagem ao compositor e ex-administrador da cooperativa José da Ponte, recentemente falecido.

José da Ponte foi administrador com vários pelouros e deu um relevante contributo para a reorganização da estrutura executiva da SPA, tendo sido responsável, entre outras, pelas áreas da Informática e da Execução Pública e Delegações, para além do departamento que tem a seu cargo as disciplinas não musicais da cooperativa. A doença que o afectou nos últimos dois anos e que viria a vitimá-lo determinou a sua aposentação por invalidez. Recorde-se que José da Ponte, fundador do grupo “Salada de Frutas”, foi autor, entre muitas outras, da canção “Lusitana Paixão”, vencedora do Prémio RTP da Canção na voz de Dulce Pontes.

Ao longo de uma extensa carreira como autor, músico e produtor, José da Ponte nunca deixou de estar atento ao aparecimento de novos criadores musicais, tarefa que desempenhava com entusiasmo e empenho mesmo quando a doença seriamente o limitava na sua actividade quotidiana.

Com a instituição deste prémio com o valor de 1.500 euros que será atribuído no primeiro trimestre de cada ano a um disco representativo do talento de novos criadores musicais portugueses, a SPA homenageia alguém que muito deu à vida da cooperativa e que muito contribuiu para o desenvolvimento e progresso da música portuguesa de vários géneros e gerações. Este prémio tem o patrocínio do Millenniumbcp, que também apoia outros prémios da SPA como o Prémio Pedro Osório.

O Prémio José da Ponte será entregue em cerimónia a realizar na sede da cooperativa em Abril próximo, em data a anunciar.

Lisboa, 25 de Fevereiro de 2015

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt