SPA destaca-se em Estrasburgo na defesa activa do direito dos autores

A Sociedade Portuguesa de Autores esteve presente numa importante acção que, ontem, dia 17, em Estrasburgo exigiu ao Parlamento Europeu a aprovação de legislação justa em matéria de direitos de autor no mundo digital. Vários prestigiados criadores de toda a Europa entregaram uma petição, assinada por 25.000 autores, que reclama uma solução para a “transferência de valor” de que certas plataformas digitais beneficiam em detrimento dos autores.

O autor e compositor português Rui Filipe Reis, que representou a SPA no evento, esteve em destaque pelas intervenções que efectuou e foi entrevistado por diversos órgãos de comunicações social, designado televisivos. Reuniu igualmente com o eurodeputado Carlos Zorrinho, que mais uma vez esteve presente numa iniciativa em defesa dos autores no mundo digital.

Dos encontros ocorridos destacam-se o realizado com o comissário europeu para o Orçamento, Günther Oettinger, com o eurodeputado francês vice-presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu, Jean-Marie Cavada, e com a eurodeputada italiana Silvia Costa, membro da Comissão de Cultura e Educação do PE.

O Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, que interveio no período da manhã, defendeu a liberdade dos criadores e considerou que o direito de autor é fundamental para a própria existência da Europa, pois ser a favor dos autores e da cultura é também uma forma de se ser europeu.

Mais uma vez a cooperativa dos autores portuguesas, cujo presidente, José Jorge Letria, integra a Direcção do Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores que organiza o evento, marcou presença activa na luta justa pelo direito que os autores têm a serem adequadamente remunerados pela utilização das suas obras no mundo digital.

Lisboa, 18 de Abril de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt