SPA e CISAC fazem balanço muito positivo do Comité Europeu 2012 em Lisboa

A CISAC (Confederação das Sociedade de Autores e Compositores) e a Sociedade Portuguesa de Autores fazem um balanço muito positivo da realização em Lisboa, nos passados dias 19 e 20, da assembleia anual do Comité Europeu daquela confederação, que reuniu na capital portuguesa, tendo a SPA como anfitriã, dezenas de dirigentes de mais de meia centena de sociedades de autores provenientes de mais de três dezenas de países.

Ao longo de dois dias de intensos debates foram analisadas questões relacionadas com todas as disciplinas de criação representadas na reunião, desde a música ao audiovisual, passando pela literatura, pelo teatro e pelas artes visuais. Em grande destaque estiveram também as intervenções em que foram analisados temas como o combate contra a pirataria, as leis da Cópia Privada no continente Europeu, a coabitação do direito de autor com os direitos conexos, novas formas de impacto na gestão colectiva das tecnologias mais avançadas e ainda a apresentação da nova estratégia global da CISAC, agora com o novo director-geral, Olivier Hinnewinkel.

O novo director-geral da CISAC, nas suas intervenções, chamou a atenção para a necessidade de unir e mobilizar as sociedades que são membros da CISAC, num período que todos sabem ser particularmente difícil para os autores e para quem os representa. Olivier Hinnewinkel, que elogiou o trabalho da SPA em geral e o esforço organizativo patente nesta reunião de Lisboa, fez neste Comité Europeu a sua estreia em reuniões internacionais.

A intervenção de abertura do Comité Europeu esteve a cargo do presidente da SPA, José Jorge Letria, que falou da história da cooperativa, da realidade portuguesa em termos culturais e de gestão de direito de autor e ainda da estratégia da SPA para o futuro, que passa por uma ainda maior modernização das suas estruturas e procedimentos, pelo aproveitamento a todos os níveis do novo sistema informático e por uma política de comunicação e imagem capaz de atrair novos autores e de tornar a SPA ainda mais credível junto da opinião pública e dos utilizadores de repertórios. Apelou também à unidade e à mobilização de todas as sociedades em torno da CISAC e dos objectivos comuns que norteiam as estruturas representativas dos autores. Saudou ainda o novo director-geral e desejou-lhe as maiores felicidades no desempenho das suas funções.

Durante os trabalhos do Comité Europeu, procedeu-se à entrega da Medalha de Honra da SPA a Olivier Hinnewinkel e de um presente de despedida, em nome de todos os participantes neste Comité Europeu, a Christiane Ramonbordes, que durante anos presidiu às mais importantes estruturas internacionais ligadas às artes visuais.

No final, foi escolhida a cidade de Bratislava, capital da Eslováquia para acolher o Comité Europeu da CISAC, em 2013. Refira-se,, entretanto, que o Comité Europeu de Lisboa foi o mais participado que se realizou até hoje.

Lisboa, 26 de Abril de 2012

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt