SPA e Universidade de Lisboa – ISCSP assinam protocolo e lançam Pós-Graduação

A Sociedade Portuguesa de Autores e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa assinaram ontem, dia 5, um protocolo visando promover a cooperação entre as duas instituições com o objectivo de realizar, conjuntamente, actividades de natureza académica, científica, técnica, pedagógica e cultural em áreas de interesse comum.

Uma das iniciativas já acordadas no âmbito deste protocolo é a criação de uma pós-graduação designada “Gestão Colectiva e Direito de Autor na Lusofonia”, que já terá início em 2016 e que poderá vir a evoluir posteriormente para mestrado. Trata-se da única do género criada pela parceria de uma sociedade de autores com uma universidade.

O protocolo, que foi assinado pelos presidentes de ambas as instituições, José Jorge Letria (SPA) e Manuel Meirinho (ISCSP) na Sala de Actos daquele Instituto, contou com a presença da delegação brasileira da ABRAMUS que se encontrava de visita à cooperativa, constituída pelo seu presidente, Roberto de Mello, pelo seu gestor de negócios, Gustavo Gonzalez e pelo autor e cantor Ivan Lins.

Tenha-se presente que a pós-graduação agora lançada contará com a participação de estudiosos do tema de Portugal e dos países lusófonos com os quais a SPA se encontra em fase de cooperação no âmbito do plano lusófono e já tem assegurado o apoio da CISAC, que a considerou de manifesto interesse.

No final da tarde decorreu uma sessão no Auditório Frederico de Freitas em que intervieram membros da ABRAMUS e da SPA, tendo sido assinado por José Jorge Letria e Roberto Mello um contrato de cooperação e reciprocidade entre as duas sociedades. Seguiu-se um participado debate com a assistência que enchia a sala. No final actuaram Ivan Lins, Paulo de Carvalho e Miguel Ângelo. Ficaram apontadas novas acções e propostas para o futuro próximo. As perspectivas abertas pela assinatura deste documento são do agrado geral dos autores presentes e dos que entretanto manifestaram a sua posição.

Lisboa, 6 de Novembro de 2015

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt