SPA e VEGAP definem estratégias Ibéricas de Cooperação na área das Artes Visuais

Uma delegação da SPA esteve reunida em Madrid com todo o Conselho Geral da VEGAP, presidido pelo pintor galego Antón Patiño   e tendo como CEO Javier Gutiérrez, também vice-presidente da Administração da CISAC, em Paris. Portugueses e espanhóis analisaram a situação da base de dados que representa muitas centenas de artistas visuais dos dois países e reconheceram que deve ser aprofundada, passando, pela parte portuguesa representar com mais intensidade fotógrafos, foto-jornalistas e ilustradores, agora com um peso crescente na SPA e com uma organização mais dinâmica dos seus repertórios. A VEGAP tem grande representação internacional, designadamente na Europa e América Latina. Foi decidida a criação de um grupo de trabalho com vista a reforçar o apoio aos autores portugueses representados.

A delegação portuguesa constituída pelo presidente da SPA, José Jorge Letria, e pela administradora Paula Cunha, aceitou a proposta de se fazer anualmente uma ampla reunião de artistas e teóricos sobre estes temas, alternadamente em Espanha e Portugal, com datas a anunciar.

As duas delegações falaram também sobre o anúncio da instalação em Portugal da Google e da Amazon, que tantas dúvidas e reservas suscitam às sociedades de autores a nível internacional e nacional. Ambas as delegações falaram da situação da cultura nos dois países e do que podem fazer unidas e em verdadeira cooperação, numa Europa de grande incerteza.

José Jorge Letria e Javier Gutiérrez conversaram largamente sobre a situação na CISAC e no GESAC e sobre as tensões internacionais na área da música e outras e os reflexos de vários conflitos e tensões naqueles organismos multinacionais.

Lisboa, 2 de Março de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt