SPA entrega Prémio Língua Mãe e Mário Mesquita e comemora centenário de Natália Correia

A SPA vai entregar nas próximas semanas dois dos principais prémios a atribuir este ano como forma de consagração de destacadas actividades autorais. No dia 20, às 18 horas, será entregue a Fernando Tordo, no Auditório Frederico de Freitas, o Prémio Língua Mãe, atribuído no ano passado pela primeira vez a Paulo de Carvalho, ainda durante o ciclo pandémico. Criado pela SPA e pela CMTV no âmbito do programa televisivo com o mesmo nome, o prémio distingue a actividade de décadas de Fernando Tordo como autor e intérprete.

No dia 13 de Outubro, no mesmo local e à mesma hora, será entregue o Prémio Mário Mesquita à jornalista da RTP Cândida Pinto, que ainda muito recentemente foi enviada especial á Ucrânia e a Angola, confirmando as suas qualidades como jornalista de televisão em diversificados cenários. O prémio foi criado para homenagear Mário Mesquita, recentemente falecido, que foi director do “Diário de notícias” e do “Diário de Lisboa” e muito prestigiado professor de várias gerações de jornalistas. Cooperador da SPA, Mário Mesquita foi vice-presidente da mesa da Assembleia Geral da SPA após as eleições de setembro de 2003. Este prémio será atribuído anualmente a um jornalista com trabalho já reconhecido e com qualidades que a distinção consagra.

Em Novembro deste ano, irá realizar-se na Aula Magna da Reitoria um concerto de homenagem a Natália Correia, antecipando a celebração do centenário do seu nascimento em 2023. Com coordenação e direcção musical de Renato Júnior, o concerto conta com a participação de alguns dos nomes mais destacados da música portuguesa e terá transmissão televisiva em canal a anunciar.

Lisboa, 6 de Setembro de 2022

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt