SPA intensifica acções de solidariedade para com a Ucrânia

De entre as inúmeras acções de apoio ao povo ucraniano, multiplicadas pelo mundo inteiro, encontram-se as que se destinam ao auxílio à comunidade criativa e respectivas famílias, bem como aos países vizinhos – com particular destaque para a Polónia – que acolhem os refugiados em fuga da terrível situação vivida no seu país.

A SPA tem trabalhado em articulação com o Grupo Europeu de Sociedades de Autores (GESAC), a cuja Direcção pertence, com a Confederação Internacional de Autores e Compositores (CISAC), com a Associação de Autores Audiovisuais (SAA) e com outras instituições internacionais que integra, num movimento colectivo de solidariedade que se tem revelado ímpar na história da indústria criativa.

Para além disso, a SPA promoveu um conjunto de iniciativas a nível nacional, nomeadamente um donativo material à Cruz Vermelha Portuguesa, a oferta de bens não perecíveis efectuada pelos trabalhadores da cooperativa ou a colocação da casa Gião na plataforma https://portugalforukraine.gov.pt/ oferecendo a disponibilidade para acolher refugiados. De referir que esta diligência foi tomada em parceria com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, ficando a autarquia, que acolheu já várias famílias de refugiados ucranianos, responsável pelas questões logísticas de modo a tornar esta resposta célere e eficaz.

Outra das acções da SPA foi a edição de “Azul e Amarelo. O destino”, uma canção original, com letra de José Jorge Letria e música de Carlos Mendes, produzida por Renato Júnior e cantada por Amélia Muge, António Manuel Ribeiro, Carlos Mendes, Mafalda Veiga, Paulo de Carvalho, Rita Redshoes, Tózé Brito, Vitorino Salomé e Viviane. Esta canção, que foi enviada às sociedades de autores nossas congéneres, bem como às instituições internacionais, tem merecido aplauso generalizado e já está, inclusivamente, a ser divulgada no site do GESAC e nas suas redes sociais.


De destacar que a sociedade de autores ucraniana (UACRR) enviou à SPA uma mensagem na qual agradece, de forma emocionada, aos autores desta canção, que consideram “linda e emotiva”, e à SPA, referindo que “o vosso apoio torna-nos mais fortes “ e já colocou a nossa canção no seu site.

Os autores, que sempre estiveram na primeira linha da solidariedade fazendo da generosidade um gesto quotidiano, sabem que nestas horas negras de aflição e de tragédia todos os apoios são importantes e continuarão a estar presentes, em sintonia com a cooperativa que os representa, nas iniciativas que continuarão a decorrer.

Lisboa, 12 de Abril de 2022

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt