SPA lamenta a morte de José Vilhena

A SPA lamenta a morte, aos 88 anos, num hospital de Lisboa, do cartoonista, escritor, humorista e pintor José Vilhena, que deixou vasta colaboração em jornais e uma obra extensa, frequentemente proibida pela censura antes do 25 de Abril de 1974. Vilhena frequentou, sem concluir, o curso de arquitectura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Nascido em Figueira de Castelo Rodrigo, era filho de uma professora primária e de um proprietário agrícola.

José Vilhena inscreveu-se na SPA em 29 de Julho de 1974, sendo beneficiário da cooperativa.

Autor de cerca de 70 livros, José Vilhena, foi colaborador regular de jornais como “Diário de Lisboa”, Cara Alegre” e “O Mundo Ri”, tendo também publicado livros e revistas que tiveram muitos milhares de leitores de várias gerações. Em 1973 iniciou a publicação de “A Grande Enciclopédia Vilhena”, interrompida logo após o 25 de Abril.

Entretanto, José Vilhena publicou o “Fala Barato”, numa primeira edição em forma de jornal e depois em revista, e depois “O Cavaco” e mais recentemente “O Moralista”.

Foi um dos autores portugueses mais fustigados pela censura, devido à componente erótica e também política da sua obra. Refira-se que Vilhena, depois do 25 de Abril, foi processado devido à autoria de uma fotomontagem que envolvia Carolina Grimaldi do Mónaco. O processo foi resolvido com sentença favorável ao autor português. O seu traço e o seu estilo de humor, também estudados na universidade em Portugal, eram inconfundíveis.

Lisboa, 5 de Outubro de 2015

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt