SPA lamenta a morte de Luís Filipe Aguiar, Autor e Delegado da Cooperativa na Madeira

O Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Autores manifesta o seu sentido pesar pelo falecimento, aos 63 anos, no Funchal, de Luís Filipe Aguiar, autor, músico e cantor que também era delegado da SPA naquela região autónoma desde Setembro de 2008.Nascido na Madeira, onde era popular e muito estimado, Luís Filipe Aguiar, para além da sua actividade artística desenvolvida com êxito durante quatro décadas, destacou-se também como apresentador da RTP Madeira.

Teve participação regular na vida artística portuguesa como cantor, guitarrista e produtor com estúdio próprio e com uma intervenção assinalável na obra de outros intérpretes. A sua primeira participação no Festival RTP da Canção registou-se em 1985 com o tema “Mulher Só” (Mulher Giesta). No ano seguinte interpretou “Tango da Meia Noite”, uma das canções favoritas do festival que se converteu no maior êxito da sua carreira. Foi ainda compositor de temas como “Partir de mim”, interpretada por Marina Mota em 1989 e de “Talvez Noutro Lugar”. Participou no Festival OTI da Canção em 1988 com o tema “Vivo a Vida Cantando”.

Em 2013 participou no programa da RTP “Praça da Alegria”, interpretando alguns dos seus temas mais conhecidos e anunciando que estava a preparar um novo CD de originais, o qual não chegou a concluir devido ao trágico desenlace da doença que há algum tempo o atormentava.

O Conselho de Administração da SPA recorda o seu talento e o seu profissionalismo, o muito que deu como autor e intérprete à música portuguesa e a dedicação de anos, como delegado, há cooperativa de que era membro e delegado, contribuindo, mesmo num grave contexto de crise, para que a SPA mantivesse elevados níveis de cobrança na Madeira e em Porto Santo. À família de Luís Filipe Aguiar a SPA manifesta o seu solidário pesar afirmando o desejo de recordar e valorizar o legado artístico de um autor importante. Mesmo na fase da doença, nunca Luís Filipe Aguiar deixou, como delegado, de assegurar o máximo de apoio e empenho na luta pela defesa da SPA e dos seus autores.

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou o pesar do governo a que preside pelo falecimento de Luís Filipe Aguiar, recordou a sua ligação de anos à SPA na Madeira e disse que ele “foi e será sempre uma referência no mundo da música e uma figura ímpar da sociedade madeirense”, endereçando também o seu pesar à família do autor e intérprete.

Lisboa, 10 de Novembro de 2015

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt