SPA lamenta a morte do encenador e dramaturgo Leandro Vale

A SPA manifesta o seu sentido pesar pelo falecimento do actor e encenador Leandro Vale, no passado dia 2, vítima de doença. Leandro Vale, nascido em 18 de Agosto de 1940, era beneficiário da SPA desde Junho de 1981 e seu cooperador desde 5 de Setembro de 1991.

Actor, escritor, jornalista e activo animador cultural, Leandro Vale foi um dos fundadores do CITAC em Coimbra, no final dos anos 50 do século passado. Esteve depois na fundação do Centro Cultural de Évora. Após a saída desta formação, fundou e dirigiu durante anos o Teatro de Ensaio Transmontano em Vila Real.

Trabalhou com o realizador Leonel Vieira na longa-metragem “Sombra dos Abutres”.

Foi militante do PCP e escreveu 179 textos teatrais dos quais 102 foram representados.

Viveu e trabalhou durante um longo período nos Açores, onde criou oito grupos de teatro , designadamente em S. Jorge, num concelho com três mil habitantes.

Foi distinguido com a Medalha de Honra da SPA, cooperativa cuja actividade sempre acompanhou intensamente. Esteve presente na assembleia geral para aprovação do Plano e Orçamento em finais de Dezembro de 2014. Participou em festivais de teatro em Espanha, França, Suíça, Bélgica e Cuba). Editou, com o apoio do Fundo Cultural da SPA, “Escritos de Palco”, colectânea de sete textos teatrais publicada pela Seara das Letras.
Uma das marcas mais profundas e duráveis da sua carreira está ligada ao intenso trabalho teatral e de dinamização cultural desenvolvido em Trás-os-Montes.

A SPA endereça à família de Leandro Vale o testemunho solidário do seu pesar.

Lisboa, 9 de Abril de 2014

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt