SPA lamenta a morte do escritor e realizador António Damião

A SPA lamenta o falecimento do seu cooperador António Damião, sócio da cooperativa desde 1973 e seu cooperador desde 1977, falecido em Lisboa na madrugada do dia 13.

António Damião destacou-se como assistente de realização e realizador de cinema, tendo trabalhado com realizadores como António de Macedo, José Fonseca e Costa, António da Cunha Telles e Pierre Kast, entre outros. Estreou-se na realização com a curta-metragem “Talvez Amanhã”. Para além disso, foi co-guionista dos filmes “Off”, de Ruy Guerra, em 1994, e de “Água na Fervura”, de José Pedro Andrade dos Santos, de 1995.

Utilizando o pseudónimo Henrique Nicolau, destacou-se como um prolífico autor de literatura policial com obras como “O Trabalho é Sagrado”, “A Escola da Verdade”, “Alcança quem não Cansa”, “Uma Vida em Beleza”, “O Meu Nome Já
Se Foi”, e “Alpista do Canário”, entre outros. Foi distinguido com prémios como “Caminho de Literatura Policial”, em 1985, e “Repórter X”, em 1992.

Deixou colaboração dispersa por várias publicações e foi escritor convidado em festivais internacionais de literatura policial.

A Direcção e a Administração da SPA testemunham à família de António Damião/Henrique Nicolau o seu sentido pesar e a sua solidariedade.

Lisboa, 13 de Julho de 2012

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt