SPA recebe visita da Sociedade de Direito de Autores de Marrocos com quem estabelece protocolo de cooperação

A Sociedade Portuguesa de Autores recebeu no passado, dia 6 de Dezembro, a visita do Director-geral do Bureau Marrocan do Droit d’Auteur (BMDA), Professor Ismail Menkari, com quem estabeleceu um protocolo de cooperação. O BMDA, sendo a entidade de gestão colectiva oficial em Marrocos, pretende intensificar a sua actividade de defesa do direito de autor naquele país e visitou a SPA na sequência de contactos estabelecidos aquando da participação da Directora-geral da cooperativa no Comité Africano da Cisac, na Namíbia.

O representante do BMDA teve uma reunião de trabalho com o presidente da SPA, José Jorge Letria, seguida da assinatura do protocolo que visa a cooperação entre ambas as entidades no que respeita à sensibilização para o direito de autor, a acções de formação, ao apoio técnico e a todas as formas de colaboração que se revelem desejáveis para ambas as partes no superior interesse e defesa dos autores e da cultura.

Recorde-se que Marrocos é um território com um grande potencial de crescimento em termos do direito de autor, nomeadamente no domínio da música, atendendo ao vasto número de estabelecimentos de restauração e de hotelaria que existem nas suas principais cidades.

O presidente da SPA manifestou a disponibilidade desta cooperativa para ajudar o BMDA a consolidar a sua posição e considerou que quanto mais robusta for esta sociedade de autores melhor será também para os autores portugueses que ficam, assim, com a expectativa de poderem vir a receber a justa remuneração pelas suas obras consumidas naquele país.

O Director-geral do BMDA agradeceu o acolhimento e mostrou-se confiante no sucesso da parceria agora iniciada que é inédita mas que poderá abrir caminhos interessantes para a defesa dos autores.

Lisboa, 9 de Dezembro de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt