SPA reforça em Genebra cooperação com OMPI tendo a Lusofonia presente

A SPA esteve presente, com o estatuto de observadora, no 37º Comité de Direitos de Autor e Direitos Conexos da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), agência das Nações Unidas com sede em Genebra, num evento que reuniu 400 delegados provenientes de cerca de 90 países, e que decorreu entre os dias 26 e 30 de Novembro.

A SPA, representada pela administradora Paula Cunha, participou nos trabalhos nos dias 26, 27 e 28 ao longo dos quais decorreram sessões plenárias e sectoriais. De destacar como principais temas deste comité as limitações e excepções para bibliotecas e arquivos, para instituições de ensino e de investigação, assim como a protecção aos organismos de radiodifusão. Igualmente foi aprovada a metodologia de um estudo sobre o direito de autor no ambiente digital.

Em paralelo aos trabalhos oficiais, Paula Cunha teve diversas reuniões com dirigentes da OMPI, sendo de destacar as realizadas com a assessora directa da Directora-geral adjunta, Sherine Greiss, com o novo director para o Copyright e indústrias criativas, Benoît Muller, com a assessora deste departamento, Anita Huss-Ekerhult e com o responsável pela área tecnológica, Sébastien Mamy.

A Directora-geral adjunta da OMPI, Sylvie Forbin, igualmente disponibilizou algum do seu tempo para reunir com a representante da SPA, conversa da qual resultou a confirmação do grande interesse que o projecto lusófono promovido pela cooperativa dos autores portugueses merece da OMPI e que se concretizará em várias iniciativas conjuntas a ocorrer em 2019 com os países africanos de expressão portuguesa.

Lisboa, 3 de Dezembro de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt