SPA reuniu-se com o Ministro da Cultura para falar de assuntos urgentes para os autores

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, recebeu uma delegação da SPA, encabeçada pelo seu presidente, José Jorge Letria, que lhe falou detalhadamente da preparação do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e do centenário da SPA, em 2025, e também do recém-criado Prémio Mário Mesquita, de homenagem ao trabalho de jornalistas profissionais com obra feita.

No decorrer da audiência falou-se igualmente do regime contributivo da segurança social e do complexo processo de transposição da directiva sobre o mercado único digital para o ordenamento jurídico português cujo atraso será penalizador para o nosso país.

O ministro da Cultura e a SPA falaram igualmente sobre os vários centenários que irão em breve ser comemorados, sendo o caso dos de Agustina Bessa-Luís, Natália Correia e Eugénio de Andrade, entre outros. A SPA manifestou a sua disponibilidade para apoiar o ministério no processo de celebração do centenário do nascimento de alguns dos nossos maiores criadores. José Jorge Letria recordou a Pedro Adão e Silva que 2025 será também o ano do centenário do nascimento de Carlos Paredes.

Os contactos entre o Ministério da Cultura e a cooperativa dos autores portugueses prosseguirão com a regularidade possível, tendo sempre em vista a defesa do interesse dos autores, que inclui a construção de uma nova sede, desejavelmente em Lisboa.

Lisboa, 29 de Junho de 2022

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt