Prémio Língua Mãe da SPA e CMTV distingue a obra de Fernando Tordo

A SPA criou em 2021, em parceria com a CMTV, o Prémio Língua Mãe, associado ao programa com o mesmo nome e atribuído na sua primeira edição a Paulo de Carvalho. Esta distinção teve visibilidade limitada devido ao carácter fortemente restritivo da pandemia. Paulo de Carvalho recebeu o prémio numa breve cerimónia realizada na SPA.

Este ano, o Prémio Língua Mãe vai ser atribuído a Fernando Tordo como forma de se consagrar o brilhante trabalho de criação e interpretação desenvolvido desde o início dos anos setenta do século passado e consagrado com o prémio do Festival RTP da Canção e em dezenas de discos que têm sido regularmente publicados e consagrados pelo público de várias gerações.

Em parte com José Carlos Ary dos Santos e durante muitos anos a solo, Fernando Tordo, já distinguido com o Prémio Pedro Osório da SPA pelo seu notável trabalho discográfico, é, sem dúvida um dos mais exemplares e inspirados criadores da música portuguesa, tendo criado numerosas canções que fazem parte destacada da nossa memória colectiva.

O prémio tem o valor pecuniário de 2.500 euros, sendo acompanhado por um troféu. A data e o local da entrega do prémio serão anunciados logo que seja possível, já que envolve também a vontade e o esforço de organização e de programação da CMTV. Essa entrega deverá efectuar-se logo após o Verão com a visibilidade e a qualidade adequadas.

Lisboa, 1 de Julho de 2022

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt