Jorge Costa Pinto entrega à SPA valioso espólio documental da sua carreira

O maestro Jorge Costa Pinto entregou à SPA 18 caixas com importante material de carácter documental que passará a figurar no acervo documental da cooperativa e corresponde a décadas de intensa e diversificada actividade do maestro, compositor, músico, editor, realizador e apresentador radiofónico e ainda grande e conceituado estudioso da actividade e reportório das bandas filarmónicas portuguesas, tema central do programa “Coreto”, que apresenta há anos, com êxito, na Antena 2 da RDP.

Este acervo documental irá agora ser digitalizado para poder depois ser objecto de análise e investigação por parte de estudiosos da matéria. A entrega das caixas foi feita ao presidente da SPA, acompanhado pelo administrador Pedro Campos. Jorge Costa Pinto, na ocasião, falou da sua intensa actividade como músico e maestro em Portugal e no estrangeiro e também dos seus contactos regulares com o maestro Fernando Lopes-Graça, de quem foi aluno e colaborador na Academia de Amadores de Música.

A SPA agradeceu a Jorge Costa Pinto a importância desta dádiva que irá enriquecer o património documental e artístico da cooperativa de que é beneficiário desde 1950 e cooperador desde 1969. Jorge Costa Pinto revelou que tem praticamente pronto o seu livro de memórias, em que terá muito para contar sobre o meio musical português e sobre momentos e personalidades em várias épocas. A SPA já se disponibilizou para apoiar a edição dessa obra, depois de ter também apoiado a publicação do livro “Conversas Sobre a História da Música”, recentemente editado. Posteriormente serão entregues à SPA outras caixas com mais documentação musical.

O espaço da cooperativa que irá acolher este acervo passará a ter o nome de Jorge Costa Pinto.

Lisboa, 15 de Fevereiro de 2018

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt