Pesar pela morte de Manuel Jorge Veloso baterista de jazz, compositor e divulgador

 A SPA manifesta o seu pesar pela morte, aos 82, em Lisboa, de Manuel Jorge Veloso, associado da cooperativa desde 1964 e seu cooperador desde Outubro de 1994Manuel Jorge Veloso foi distinguido com a Medalha de Honra da SPA em 2009 pelo seu trabalho como músico, como organizador e como grande divulgador.

Manuel Jorge Veloso nasceu em Lisboa em 1937 e teve formação musical clássica (violino e composição). Foi nos anos 60 e 70 um importante baterista e jazz e fundador do Quarteto do Hot Club de Portugal, o primeiro grupo português com actividade jazística exclusiva e regular. Integrou o Quarteto de Dexter Gordon no I Festival de Jazz de Cascais, em 1971.

Foi ainda assistente musical na RTP na área da música erudita entre 1958 e 1971. Entre Maio de 1974 e Julho de 1975 foi membro da Comissão Directiva de Programas.

Manuel Jorge Veloso, autor de numerosos artigos sobre jazz, foi criador e apresentador do programa “Um Toque de Jazz” na Antena 2. Foi também autor, desde 2007, do blog “Sítio do Jazz”.

Compôs música para os filmes “Belarmino“, “Uma Abelha na Chuva” e “Pedro Só” e ainda para cerca de uma dezena de curtas-metragens de Fernando LopesFaria de Almeida e António de Macedo. Foi professor na Escola de Cinema do Conservatório Nacional. Obteve o título de mestre em realização na Escola Superior de Babelsberg-Potsdam.

Ligado À Sasseti no princípio dos anos 70, foi director de produção de importantes discos gravados em Paris sob a direcção musical de José Mário Branco.

O corpo de Manuel Jorge Veloso será cremado amanhã no Cemitério do Alto de São João. A SPA testemunha à família do músico e autor o seu pesar solidário.

Lisboa, 13 de Novembro de 2019

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt