A SPA apela às autoras para se integrarem na SPA em reforço da cultura

A SPA, quase com 93 anos de existência, tem sido, ao longo destas décadas, a estrutura representativa e de apoio regular dos mais importantes autores portugueses de todas as áreas. Nessa condição, nunca deixou de reconhecer que o talento e a competência estão bem presentes na vida e na obra de homens e mulheres, em merecida paridade. Um livro que será publicado este ano pela SPA irá reunir artigos de autores e autoras da SPA, publicados ao longo de muitos anos, na revista “Autores”, órgão de comunicação da instituição.

Faz sentido revelar que em 2017 ingressaram na SPA como beneficiários 311 autores do sexo masculino e 53 do sexo feminino. Esta desproporção, que já fui muito mais notória, corresponde a uma tradição que, nesta data, a SPA deseja contrariar, apelando às autoras que, de forma crescente, procurem na nossa cooperativa o apoio que sempre lhes é devido.

Numa altura em que se assiste à diminuição do número de mulheres nos três ramos das Forças Armadas e em que continua a existir desproporção nos níveis remuneratórios, com as mulheres a receberem, em média, quase menos 19 por cento que os homens, a SPA recorda que não existe na cooperativa qualquer forma de desfavorecimento ou desnível dessa natureza. O trabalho autoral, seja criado por homens ou mulheres, é, do ponto de vista do direito autoral, rigorosamente igual como não podia deixar de ser.

Por outro lado, verifica-se que, em várias disciplinas tem vindo a aumentar o número de autoras que se inscrevem na SPA para verem protegidos os seus direitos e também promovido e reconhecido o seu trabalho.

Saudando, no Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, o trabalho criativo das autoras portuguesas, a SPA lança-lhes um apelo no sentido de que aceitem fazer parte desta comunidade de mais de 26 mil autores de todas as disciplinas, fortalecendo ainda mais a nossa cultura, a sua diversidade e a sua importância no mercado de trabalho. 

Lisboa, 7 de Março de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt