Câmara Municipal de Lisboa homenageou Paulo de Carvalho

Depois de ter sido acolhido entusiasticamente pelos lisboetas, no Teatro Tivoli BBVA, no passado dia 7 de Setembro, Paulo de Carvalho recebeu da Câmara Municipal de Lisboa a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, pelos seus 50 anos de carreira. A cerimónia decorreu no dia 17 de Setembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa (Paços do Concelho).

Nessa ocasião, Paulo de Carvalho “ofereceu” à cidade de Lisboa o seu novo disco Duetos de Lisboa, e cujas vendas revertem a favor da Fenacerci.

Gravado com o apoio do Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores e editado pela Farol, Duetos de Lisboa reúne os encontros de Paulo de Carvalho com cantores e músicos dos mais diversos países: Orlanda Guilande (portuguesa, filha de pai moçambicano), Tiago Oliveira (guitarrista português), Rui Drumond e Mafalda Sacchetti (também de Portugal), Davide Zaccaria (violoncelista italiano), Yami (de Angola), Ritinha Lobo (de Cabo Verde), Camané e Gisela João (fadistas), Anna Maria Jopek (da Polónia), Ivan Lins (do Brasil) e Rita Guerra (de Portugal).

Lisboa é o pretexto, o motivo e o ponto de encontro de diversas vivências e linguagens. Duetos de Lisboa inclui temas, na sua maioria originais, de Paulo de Carvalho, mas também um tema de Agir (“Menina Lisboa”), um tema com letra de José Mário Branco (“Lisboa Alheia”, com música de Michele Zamora e Paulo de Carvalho) e um outro tema a partir de um poema de Maria Aurora Carvalho Homem (“Em Louvor das Santas”, com música de Paulo de Carvalho). Em Duetos de Lisboa poderão igualmente ouvir-se duas celebérrimas músicas com novos e surpreendentes arranjos: “Caminho para São Tomé”, mais conhecido por “Sodade” (de Amandio Cabral e Luis Morais) e “Lisboa, Menina e Moça” (de José Carlos Ary dos Santos e Paulo de Carvalho).

Com arranjos que remetem para sonoridades jazzísticas, Duetos de Lisboa é mais um exemplo daquilo a que Paulo de Carvalho tem chamado “música etno-urbana”. Para ouvir e voltar a ouvir.

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt