CD com obras de Lopes-Graça lançado no Museu da Música Portuguesa com o apoio da SPA

Foi lançado no passado dia 17 de Novembro, no Museu da Música Portuguesa, em Cascais, um CD com obras de Fernando Lopes-Graça dirigidas pelo Maestro Álvaro Cassuto e interpretadas pelas Orquestra Sinfónica de Dublin, com a chancela da editora Naxos, a maior distribuidora mundial de gravações de música erudita. A cerimónio foi presidida pelo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, e contou também com a presença na mesa de José Jorge Letria, presidente da SPA, e do Maestro Álvaro Cassuto. A Câmara de Cascais e a SPA foram dois dos patrocinadores desta série de discos, que inclui também obras de Frederico de Freitas, Joly Braga Santos, Luís de Freitas Branco e, em breve, de Viana da Mota.

José Jorge Letria salientou a importância da obra de Lopes-Graça na história da música portuguesa e o papel fundamental da SPA na defesa dos direitos dos autores e no apoio à sua difusão, designadamente através do patrocínio concedido a obras como estas, marcantes no panorama musical nacional e internacional, tendo também referido a importância da criação cultural num tempo de crise e de incerteza como aquele que estamos a viver.

O presidente da Câmara de Cascais referiu o papel das autarquias no apoio à cultura, apesar dos constrangimentos orçamentais com que se debatem, tendo sublinhado o papel do património imaterial que a cultura representa.

Por seu turno, o Maestro Álvaro Cassuto explicou a dimensão e o alcance deste projecto e promoveu uma audição comentada de várias obras de Lopes-Graça incluídas nesta gravação.

No final, actuou o Coro de Câmara de Cascais, que interpretou obras do compositor e canções populares por ele harmonizadas.
Estiveram presentes na sessão personalidades como o compositor Eurico Carrapatoso e o Prof. Mário Vieira de Carvalho, catedrático dsa Universidade Nova de Lisboa e ex-secretário de Estado da Cultura.

Lisboa, 19 de Novembro de 2012

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt