GESAC reúne-se em Bruxelas com eurodeputados de vários países e aprova plano de acção para o futuro

Realizaram-se, nos passados dias 14 e 15 de Novembro, as reuniões da Direcção e da Assembleia Geral do GESAC (Grupo Europeu de Sociedades de Autores), ambas com a participação do presidente da SPA, que integra a estrutura directiva daquele grupo internacional de sociedades. Esteve também presente a directora do Departamento de Relações Internacionais da SPA, Dra. Vanda Guerra.

Na primeira das reuniões foram tomadas decisões estratégicas quanto ao futuro do GESAC em tempo de crise, com a tónica colocada num plano de comunicação e imagem mais afirmativo e na clarificação das relações com a CISAC. Na Assembleia Geral do passado dia 15, mais de 30 sociedades de toda a Europa analisaram as questões centrais da  gestão colectiva do direito de autor e aprovaram um plano estratégico da organização para o mandato em curso. Todas as intervenções acentuaram a gravidade do momento que o direito de autor enfrenta na Europa, como resultado da visão redutora que os poderes comunitários têm quanto ao papel das sociedades na defesa dos autores que representam.

No dia 14, a Direcção do GESAC almoçou com mais de uma dezena de eurodeputados de vários países para analisar a forma como está a ser elaborada a Directiva da Gestão Colectiva. Nenhum eurodeputado português compareceu neste almoço, facto que a SPA não pode deixar de registar. Em todas as reuniões realizadas esteve presente o tema da Lei da Cópia Privada, essencial para a vida das sociedades de gestão colectiva.

No próximo dia 27 realiza-se, no Museu dos Instrumentos de Música, em Bruxelas,  uma conferência que tem o apoio da Comissão Europeia e do GESAC e que contará com a presença e intervenção de comissários europeus e de dirigentes de sociedades de autores. No início, haverá uma intervenção artística a cargo do Maestro António Victorino d’Almeida, proposto pela SPA, que será o único autor/artista a subir ao palco.

O GESAC tem prevista a criação da figura do “embaixador do direito de autor” e   de vários encontros com eurodeputados e outros decisores políticos, em Bruxelas, nos próximos meses.

Lisboa, 19 de Novembro de 2012

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt