Destaques

Ine_sbadalo_st

Vencedores do Prémio de Composição SPA/Antena 2- 2017

 
O Júri da 6ª Edição do Prémio de Composição SPA/ Antena 2, constituído por Maestro Nuno Coelho da Silva (Presidente do Júri), Prof. Sérgio Azevedo e pelo Prof. Dimitrios Andrikopoulos, decidiu por unanimidade atribuir o 1º prémio à obra “ENTROPIA", da compositora Inês Badalo López. Decidiu atribuir igualmente uma Menção Honrosa à obra “H(a)unted”, do compositor Manuel Moreira.

Lisboa, 25 de Julho de 2017







   Inés Badalo (1989*) guitarrista e compositora hispano-lusa. Realizou os estudos de piano, guitarra e composição no Conservatório Superior de Música de Badajoz. Posteriormente, prosegue os estudos de composição e guitarra na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), onde obteve os diplomas superiores, finalizando também os mesmos estudos em Espanha.

Como intérprete recebeu master classes dos guitarristas Carles Trepat, Ricardo Gallén, Álvaro Pierri, Margarita Escarpa, Evaristo Valentí, Antonio Jorge Gonçalves, Jesús Pineda e Dejan Ivanovic. Actuou como solista de guitarra com a Orquestra de Câmara do Conservatório Superior de Música de Badajoz.

Na sua faceta como compositora, recebeu conselhos de compositores como Franck Yeznikian, Christopher Bochmann, Luís Tinoco e Jose Manuel López López. Suas obras têm sido galardoadas no Premio de Composición Musical “Fac quod agis” (Segovia), Menção Honrosa na 5ª Edição do Prémio de Composição Sociedade Portuguesa de Autores – Antena 2 e vencedora do Concurso Internacional de Composición para Guitarra “Manuel de Falla”.

Tem recebido encomendas do Centro Nacional de Difusión Musical (CNDM), Sociedad Filarmónica de Badajoz, Rádio e Televisão de Portugal (RTP), e as suas obras tem sido programadas como obrigatórias em concursos nacionais e internacionais como a “31ª Edição do Prémio Jovens Músicos” e o “VIII Festival Internacional de la Guitarra de Sevilla”.

As suas composições foram estreadas pelo Trio Arriaga, Ensemble Sonido Extremo, CexSaxo Duo, Orquestra de Câmara do Conservatório Superior de Música de Badajoz, Orquestra Jovem de Extremadura (OJEX), Ensemble vocal Soli-Tutti, entre outros.

Participou em festivais como VI Ciclo de Música Actual (2014), XXXI Festival Ibérico de Música (2014), VIII Ciclo de Música Actual (2017) e Festival Música Viva (2017); assim como a sua música tem sido emitida pela Rádio e Televisão de Portugal – Antena
2. Algumas da suas obras estão publicadas em Scherzo Editions.