Documentário sobre José Duarte apresentado em antestreia na SPA

O documentário “Jazzé Duarte”, realizado por Jorge Paixão da Costa e que tem como figura central o grande divulgador de “jazz” José Duarte, de 80 anos e com 60 de divulgação constante e empenhada do “jazz” na rádio e também na televisão de Portugal, foi apresentado em antestreia no Auditório Frederico de Freitas da da cooperativa dos autores portugueses no passado dia 17 ao fim da tarde.

Este documentário de carácter biográfico teve o apoio financeiro do Fundo Cultural da SPA/ AGECOP e faz parte de uma série a que se seguirá um outro sobre Vitorino Salomé, a sua vida e a sua obra. José Duarte, nascido em Lisboa em Junho de 1938, é beneficiário da SPA desde 1974 e seu cooperador desde Março de 1986. O seu nome está sempre associado à rubrica “Cinco Minutos de Jazz”, título usado pela primeira vez na Rádio Renascença em 1966.

O documentário é ilustrado com muitas fotografias, imagens em movimento e e apontamentos recolhidos ao longo de seis décadas por um homem que se tornou amigo de Louis Armstrong e de outras grandes figuras da história do jazz.
No início da sessão, José Jorge Letria, presidente da SPA, referiu o apoio do Fundo Cultural da SPA a este documentário e referiu a vantagem de haver autores a fazerem trabalhos sobre a vida e a obra de outros autores com o apoio da cooperativa, como acontece em “Jazzé Duarte” e no documentário dedicado a Vitorino Salomé. Falou também, do lançamento no próximo dia 23 do estudo “Perfil do Autor Português”, realizado por investigadores do ISCSP-Universidade de Lisboa.

“Jazzé Duarte” será apresentado na televisão e terá expressão no circuito comercial, correspondendo ao interesse dos admiradores de José Duarte, que, no documentário, relata muitas histórias da sua longa carreira como divulgador.

Lisboa, 18 de Outubro de 2018

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt