Realizou-se no passado dia 7 de maio, em Castelo de Vide, uma sessão de esclarecimento sobre direitos de autor e direitos conexos, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal e pelo Posto da GNR local.

A sessão contou com a participação de três entidades de gestão colectiva de direitos: a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), a Audiogest e a Gedipe.
A abertura esteve a cargo do Presidente da Câmara, Sr. António Pita, e do Comandante da GNR de Castelo de Vide, Sr. Furriel Bogas, que sublinharam a importância da protecção dos direitos culturais no contexto local.

A SPA deu início aos trabalhos, abordando a legislação em vigor e esclarecendo o papel das entidades de gestão colectiva na defesa dos direitos dos criadores.

Lisboa, 14 de Maio de 2025

Em Fevereiro, a SPA realizou uma série de sessões de esclarecimento na Região Autónoma da Madeira, dirigidas a autoridades, promotores e usuários, com o objectivo de reforçar a importância do Direito de Autor e do licenciamento justo na defesa dos criadores e da Cultura.

Nestes encontros, foi destacada a missão da SPA na protecção dos direitos dos autores e na promoção de boas práticas no sector cultural. As entidades envolvidas — GNR, PSP e Direcção Regional da Cultura — demonstraram reconhecimento pela presença da SPA e pela pertinência dos esclarecimentos prestados, manifestando também total disponibilidade para futuras colaborações.

Foi igualmente relembrada a disponibilidade da SPA para apoiar e participar em acções de fiscalização conjuntas.

Locais e entidades onde estivemos presentes:
GNR – Comando do Funchal: Recebidos pelo Major Tiago Felizardo;
Galeria Tratuária: Sessão com agentes culturais;
RTP Madeira: Participação no programa “Madeira Viva”, numa entrevista conduzida por Catarina Fernandes;
PSP – Comando do Funchal: Recebidos pelo Comissário Rui Santos;
ACIF – Associação Comercial e Industrial do Funchal: Reunião com o Eng.º António Jardim Fernandes e a Dra. Frederica Cardoso;
AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira: Encontro com a Dra. Zélia Rodrigues;
Direcção Regional da Cultura: No dia 13 de Fevereiro, reunião com o Director Regional da Cultura, Dr. José Luís Medeiros Gaspar.

A Sociedade Portuguesa de Autores tem a honra de convidar V.Exa. para mais uma sessão do ciclo

AUTORES CONTADOS E CANTADOS

Sessão dedicada à vida e obra de

Autoria e apresentação de Carlos Alberto Moniz.

Auditório Maestro Frederico de Freitas
Av. Duque de Loulé nº 31 – Lisboa

Contamos com a sua presença!

ENTRADA LIVRE.

Lisboa, 30 de Abril de 2025

A Sociedade Portuguesa de Autores informa que os serviços estarão encerrados nos dias 1 e 2 de Maio (Quinta-feira e Sexta-feira).

Retomaremos o nosso funcionamento no dia 5 de Maio (Segunda-feira), das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.

Pedimos desculpa por qualquer inconveniente que esta situação possa causar.

Lisboa, 28 de Abril de 2025

José Pedro Castanheira foi distinguido com o Prémio Mário Mesquita 2025, na 4.ª edição desta distinção. A cerimónia teve lugar no passado dia 22 de Abril, no Auditório Maestro Frederico de Freitas, na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), e contou com a entrega do prémio por parte do Presidente da SPA, José Jorge Letria.

Na mesa da cerimónia estiveram presentes o Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria, José Pedro Castanheira e João Garcia.

O prémio foi criado para homenagear Mário Mesquita, que foi director do “Diário de Notícias” e do “Diário de Lisboa” e muito prestigiado professor de várias gerações de jornalistas. Cooperador da SPA, Mário Mesquita foi vice-presidente da mesa da Assembleia Geral da SPA após as eleições de Setembro de 2003. Este prémio será atribuído anualmente a um jornalista com trabalho já reconhecido e com qualidades que a distinção consagra.

👉 Clique AQUI para conhecer todos os distinguidos com o Prémio Mário Mesquita.

Galeria de fotos

Lisboa, 23 de Abril de 2025

Luís Filipe Barros foi distinguido com o Prémio Igrejas Caeiro 2025.

A cerimónia decorreu ontem, 15 de Abril, no Auditório Maestro Frederico de Freitas (SPA), e contou com a presença de José Jorge Letria (Presidente da SPA), Luís Filipe Barros e Rui Filipe Barros.

Descubram todos os vencedores do Prémio Igrejas Caeiro aqui 👉🏼 www.spautores.pt/premio-igrejas-caeiro

Fotos: ©Jaime Serôdio/SPAUTORES

Lisboa, 16 de Maio de 2025

A Sociedade Portuguesa de Autores tem a honra de convidar V.Exa. para a cerimónia de entrega do

Atribuído a

TERÇA-FEIRA | 15 DE ABRIL | 18H

📍 Auditório Maestro Frederico de Freitas (SPAUTORES)
📍 Av. Duque de Loulé Nº 31 – Lisboa
📍 Mapa: https://maps.app.goo.gl/bui6witNA9BFB7nm6

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

Descubram todos os vencedores do Prémio Igrejas Caeiro aqui 👉🏼 www.spautores.pt/premio-igrejas-caeiro

Lisboa, 7 de Abril de 2025

A Sociedade Portuguesa de Autores tem a honra de convidar V.Exa. para a cerimónia de entrega do

Atribuído a

TERÇA-FEIRA | 22 DE ABRIL | 18H

📍 Auditório Maestro Frederico de Freitas (SPAUTORES)
📍 Av. Duque de Loulé Nº 31 – Lisboa
📍 Mapa: https://maps.app.goo.gl/bui6witNA9BFB7nm6

CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

Descubram todos os vencedores do Prémio Mário Mesquita aqui 👉🏼 www.spautores.pt/premio-mario-mesquita

Lisboa, 14 de Abril de 2025

A SPA manifesta o seu pesar pela morte do realizador de cinema e televisão Rogério Ceitil, beneficiário da cooperativa desde 1977 e seu cooperador desde 1987. Rogério Ceitil foi, pela área do Audiovisual, membro da Direcção da SPA .

Realizou as longas-metragens “Grande Grande Era a Cidade ” e depois “Cartas na Mesa”, estreado logo após o 25 de Abril de 1974.

Nascido em 1937, Rogério Ceitil destacou-se também como realizador para a RTP das séries “Duarte e Companhia” e ”Zé Gato” com a participação durante um período longo de alguns dos mais populares actores portugueses.

À família do realizador, a SPA endereça uma mensagem de pesar solidário, recordando o muito que deu ao cinema e à televisão.


Lisboa, 10 de Abril de 2025

A Sociedade Portuguesa de Autores recebeu ontem, dia 7 de Abril, o título de Membro-Honorário da Ordem de Camões, outorgado pelo Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por ocasião do centenário da cooperativa dos autores portugueses.

A cerimónia, durante a qual o presidente da SPA, José Jorge Letria, recebeu das mãos do Chefe de Estado as insígnias desta Ordem teve lugar no Palácio de Belém e foi um momento de celebração no qual participaram os membros do Conselho de Administração e vários membros dos órgãos sociais da cooperativa.

Na ocasião, o Presidente da República salientou a importância da SPA não só na promoção da cultura e na defesa dos autores, como igualmente na defesa intransigente dos valores da democracia e da liberdade.

Recorde-se que a SPA já tinha sido agraciada pelo Presidente da República em 2016 com o título de Membro-Honorário da Ordem da Liberdade e que este ano lhe foi conferido o Alto Patrocínio da Presidência da República na celebração do centenário.

A SPA abrange todas as áreas da criação, desde a música à literatura, passando pelas artes visuais, audiovisual, teatro ou dança, conta com mais de 27.000 associados nacionais e representa cerca de 5 milhões internacionais.

Os autores portugueses sentem-se honrados com mais esta distinção que os mobiliza e estimula para os combates necessários e cada vez mais urgentes na defesa da cultura e dos valores essenciais da justiça, da liberdade e da solidariedade de que jamais abdicarão.

Lisboa, 8 de Abril de 2025