Inquérito da SPA ajudou a traçar o perfil sociológico do cooperador

A SPA lançou um inquérito ao universo de cooperadores, com o objectivo de definir o seu perfil sociológico de modo a poder, cada vez mais, ir ao encontro das suas expectativas e necessidades.

Obtiveram-se 119 respostas (16% sobre o total), o que, constituindo uma percentagem diminuta, ainda assim permite extrair algumas conclusões, quer em termos do perfil actual, quer comparativamente com idêntico inquérito realizado em 2008, ao qual apenas tinham respondido 99 cooperadores.

Dos resultados, podemos inferir o seguinte perfil tipo do cooperador da SPA: é do sexo masculino, tem idade igual ou superior a 60 anos, reside na região de Lisboa e Vale do Tejo e possui o ensino superior.

A maioria acede a equipamentos informáticos (72%), mas 62% não utiliza as redes sociais e os que as utilizam preferem o Facebook (87%), seguida do Linkedin (11%).

No que respeita aos benefícios que a SPA proporciona aos seus cooperadores, destaca-se a preferência pelo aconselhamento jurídico.

Verifica-se que a maioria (61%) participa ocasionalmente nas iniciativas culturais promovidas pela SPA, percentagem significativamente elevada face a 2008 (13%), sendo as razões para a ausência justificadas, fundamentalmente, com questões de saúde e de distância geográfica.

Quase metade dos cooperadores tem por hábito consultar o portal da SPA, o que traduz um impressionante aumento face ao ocorrido em 2008.

A forma de comunicação mais eficaz é através dos comunicados, que merecem a atenção de mais de 96% dos inquiridos.

A Revista “Autores” é conhecida por mais de 98% (contra 9% de 2008).

A presença da SPA nos media traduz-se em 49% dos cooperadores a afirmar seguir algumas emissões do programa “Autores” e 34% o programa “Notas de Autor”.

No que respeita aos serviços prestados pela SPA, a maioria classifica o Atendimento, a Facilidade no Contacto, a Proximidade e a Simpatia com “Muito Bom”, o Desempenho/Organização, a Eficácia/Rapidez na resolução e a Clareza na informação prestada com “Bom”.

Lisboa, 19 de Junho de 2013

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt