José Jorge Letria reeleito em Sófia para a Presidência do Comité Europeu da CISAC

O Presidente da SPA, José Jorge Letria, foi reeleito para um novo mandato de dois anos como presidente do Comité Europeu de Sociedades de Autores da CISAC, que realizou a sua assembleia geral anual em Sófia, Bulgária, nos dias 6 e 7 de Abril, com a participação de mais de uma centena de dirigentes de 55 países, sociedades de autores de toda a Europa. José Jorge Letria presidiu aos trabalhos durante dois dias e participou antes da assembleia geral do Comité Europeu em importantes reuniões de trabalho realizadas em Sófia, designadamente com o ministro da Cultura, Vezhdi Rashidov, um conhecido escultor que discutiu com os dirigentes da CISAC aspectos concretos da relação das sociedades de autores com os titulares do poder político.

Durante os trabalhos desta assembleia geral em que foram discutidos diversos aspectos da vida das sociedades de autores e de várias associações transnacionais ligadas à cultura e à difusão de obras protegidas foi escolhida a cidade de Moscovo como local de realização da Assembleia Geral do Comité de Sociedades de Autores da CISAC que se realizará em Abril de 2017. O presidente da SPA e do Comité Europeu teve oportunidade de referir a importância da escolha desta cidade por ser a capital de um país onde o direito de autor muito se pode desenvolver e que pode dar ainda mais força e capacidade de afirmação e reconhecimento à Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC), com sede em Paris.

Nos trabalhos do Comité Europeu, presidido por José Jorge Letria, esteve sempre presente Gadi Oron, director-geral da CISAC, distinguido na gala da SPA no Teatro Nacional D. Maria II pela passagem dos 90 anos de vida daquela confederação, que se comemoram este ano.

Para além da reunião com o ministro da Cultura, os dirigentes da CISAC presentes em Sófia tiveram também uma longa reunião de trabalho com o Conselho dos Média Electrónicos, que congrega sete personalidades públicas e privadas que analisam toda a actividade mediática do país.

Durante esta assembleia geral foi sublinhada a importância que terá a realização da Assembleia da CISAC no princípio de Junho de 2017 em Lisboa, acto de uma grande relevância para Portugal e para o direito de autor a nível mundial.

José Jorge Letria foi inicialmente eleito para esta função, em Abril de 2014, em Viena de Áustria, vendo desta feita o seu mandato renovado com a expressiva unanimidade dos votos em Sófia, onde participou um número praticamente recorde de dirigentes de sociedades de autores. O novo presidente do Comité Europeu irá acompanhar e coordenar algumas actividades do mais importante comité da CISAC que congrega 101 sociedades da Europa, sendo consideravelmente maior que os comités da América Latina, África e Ásia-Pacífico, tendo a sua sede operacional na cidade de Budapeste.

Lisboa, 8 de Abril de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt