Mensagem de pesar pela morte de Nelson Mandela

A Direcção e o Conselho de Administração da Sociedade Portuguesa de Autores, que representa cerca de 25 mil autores nacionais de todas as disciplinas, manifestam o seu mais sentido pesar pelo falecimento do grande líder político, cívico e espiritual que foi Nelson Mandela, celebrando a grandeza do homem e do seu legado humanista, tolerante e solidário.

A SPA não pode também esquecer, nesta hora, o facto de Nelson Mandela ter sido uma permanente fonte de inspiração para músicos e outros artistas de todo o mundo, ainda na prisão e nos anos inesquecíveis que se seguiram, tornando-se, à escala global, um símbolo da paz e da reconciliação entre os homens e os povos e do diálogo entre culturas e civilizações.

Deste modo, Nelson Mandela contribuiu para o reforço do trabalho criador, levando um grande número de autores de muitos países e vários continentes a escreverem canções e livros, a fazerem filmes e peças de teatro, a pintarem quadros e a criarem esculturas. Nenhuma outra figura pública de dimensão histórica global terá sido fonte de tamanha inspiração, sempre com a liberdade como pano de fundo. Também por isso merece ser recordado, celebrado e louvado.

José Jorge Letria
Presidente da Direcção e do Conselho de Administração da SPA

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt