Pesar da SPA pela morte de Jorge Listopad

A SPA manifesta o seu pesar pela morte, aos 95 anos, em Lisboa, do encenador e escritor Jorge Listopad, associado da cooperativa desde 1974 e seu cooperador desde Março de 1997.

Jorge Listopad nasceu em Praga, mas radicou-se em Portugal na década de 50 do século passado, tendo tido um papel de relevo na RTP como realizador ainda nos anos iniciais da estação.

Foi professor do Instituto Superior de Ciência Política e fundador e dirigente do Grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa. Encenou cerca de 60 espectáculos teatrais e publicou livros memorialísticos, de crónicas e de poesia.

Em Paris, antes de se exilar em Portugal, conviveu com algumas das figuras mais destacadas da vida cultural francesa, com destaque para Albert Camus, que referia frequentemente ao recordar a memória desses anos.

Foi agraciado com a Medalha militar Checoslovaca da Resistência em 1945, e nomeado Companheiro do Marechal Tito em 1946. Pelo conjunto da sua obra, Jorge Listopad foi distinguido com o Prémio da Academia de Artes e Ciências de Praga. Recebeu também a Medalha de Mérito Nacional da República Checa. Tinha o título de doutor “honoris causa” pela Universidade e Brno, atribuído em 1992.

Em Portugal foi agraciado com a Grande Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Recebeu também a Medalha de Honra da SPA e foi distinguido com um dos prémios anuais atribuídos pela cooperativa na gala anual no CCB.

Jorge Listopad foi também crítico de teatro e cronista nas páginas do Jornal de Letras. Era conhecido e reconhecido pela sua imaginação, pelo seu humor e pela curiosidade e interesse que sempre teve em relação ao talento dos criadores das novas gerações.

A SPA assinala, na hora da despedida, a importância do seu trabalho na vida cultural portuguesa, sempre de uma forma marcante e inovadora.

A SPA testemunha o seu pesar solidário à família do encenador e escritor.

Lisboa, 3 de Outubro de 2017

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt