Pesar da SPA pela morte do realizador Alberto Seixas Santos

A SPA manifesta o seu pesar pela morte aos 80 anos, em Lisboa, do realizador de cinema Alberto Seixas Santos, associado da cooperativa desde Março de 1998.

Realizador de obras fundamentais do cinema português como “Brandos Costumes”( 1975), “Gestos e Fragmentos” (1982) e a curta-metragem “A Rapariga da Mão Morta”, Alberto Seixas Santos era considerado o mais importante teórico da cinematografia portuguesa, tendo-se destacado também como professor da Escola Superior de Teatro e Cinema.

Seixas Santos frequentou o curso de Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa, tendo iniciado em 1958 a sua colaboração regular em publicações que davam destaque ao cinema e aos seus criadores. O realizador estudou depois cinema em Paris e em Londres. Foi um importante dirigente cineclubista, designadamente no ABC-Cineclube de Lisboa.

Foi um dos realizadores do filme colectivo “As Armas e o Povo”, de 1975, que retrata aspectos fundamentais da vida política, social e militar no Portugal da revolução. Em “Gestos e Fragmentos”, Seixas Santos aborda a relação dos militares com o poder em Portugal, baseando-se nas vivências de Otelo Saraiva de Carvalho e nas perspectivas e opiniões de Eduardo Lourenço e do realizador norte-americano Robert Kramer. Esta longa-metragem foi exibida em 1982 no Festival de Veneza.

Alberto Seixas Santos foi ainda director de programas da RTP. A sua última longa-metragem, “Mal”, foi também exibida no Festival de Veneza.

O realizador foi homenageado em 2014 pela Escola Superior de Teatro e Cinema de que foi durante anos docente. Foi distinguido com a Medalha de Conhecimento e Mérito do Instituto Politécnico de Lisboa.

O realizador morreu na sua casa em Lisboa, após um período de doença. Foi sempre uma figura estimada e admirada no meio cultural português. A SPA endereça à família de de Alberto Seixas Santos o testemunho do seu pesar e está convicta de que a sua obra e o seu contributo artístico e teórico serão lembrados e celebrados.

Lisboa, 12 de Dezembro de 2016

Newsletter

Newsletter

    Contactos

    Av. Duque de Loulé, 31
    1069 – 153 Lisboa
    E-mail: geral@spautores.pt